As melhores dicas para as mulheres que estão começando um negócio
O empreendedorismo feminino tem sido uma saída para cada vez mais mulheres, motivadas pela rotina da maternidade, a vontade de ter mais liberdade na carreira ou até mesmo a dificuldade de colocação no mercado.
O maior problema na hora de empreender, porém, é a crença de que empreendedoras têm mais tempo livre e que não é preciso aprender as melhores técnicas de gestão de um negócio. Negligenciar as partes consideradas chatas e burocráticas pode fazer uma empresa morrer logo no começo.
Nesse post iremos dar algumas dicas para quem quer começar um novo negócio. Se você ainda não está pensando no empreendedorismo, saiba que é possível começar a sua empresa mesmo trabalhando em outro lugar e com pouco dinheiro. Só depende de você!
Se organize para ser mais produtiva
Caso você tenha pouco tempo para investir em seu negócio, organização e definição de prioridades são fundamentais. Caso o que você tenha de tempo seja, por exemplo, 30 minutos por dia, é possível ser muito produtiva com isso, acredite! Basta ter foco e usar as tecnologias a seu favor.
Faça listas e anote tudo. Pegue o hábito de não confiar na sua memória e passe tudo para o papel (ou um aplicativo). Depois, selecione suas prioridades e comece por essas tarefas. A satisfação de riscar os itens já feitos de sua lista a deixará ainda mais produtiva.
Utilize melhor o seu tempo
Que tal fazer o melhor uso possível do seu tempo para conseguir tocar o seu negócio mesmo em horários de intervalo ou um pouco antes de dormir? Uma dica é utilizar a técnica Pomodoro.
Essa técnica consiste em alguns passos bem simples: fazer uma lista de tarefas e escolher uma para priorizar. Depois, coloque o seu celular para despertar em 25 minutos. Utilize esses 25 minutos para realizar a tarefa com foco total, sem checar o celular!
Quando o despertador tocar, pare por 5 minutos, risque a tarefa da lista caso ela esteja concluída e recomece. O ideal é que não haja nenhuma interrupção.
Saiba divulgar o seu negócio
Agora que você já está com a sua produção a mil, está na hora de conseguir clientes! Saber divulgar e ter um bom retorno sobre o investimento (seja ele tempo ou dinheiro) é fundamental para as novas empreendedoras.
Existem duas formas de marketing principais para quem tem pouco tempo e um baixo orçamento: as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, e o envio de mensagens SMS. No perfil da sua empresa nas redes sociais, aposte em conteúdo relevante e que tenha a cara da sua marca. Não fale sobre seus produtos o tempo todo, tente publicar também coisas úteis.
Já com as mensagens SMS, é possível falar com todos os seus clientes (e potenciais clientes) escrevendo um simples texto de até 160 caracteres. Na sua mensagem SMS, é possível incluir um link para sua loja virtual ou apresentar promoções e lançamentos, além de convidar clientes para os eventos da sua empresa.
Com essas dicas, seu novo empreendimento pode ter sucesso rapidamente, sem atrapalhar a sua vida pessoal ou outro trabalho. Utilize essas técnicas e busque a sua realização profissional!