Os principais erros de ortografia para não cometer em seu SMS
Você sabia que no dia 10 de junho comemoramos o Dia da Língua Portuguesa? A data é uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas. O escritor português morreu no dia 10 de junho de 1580, aos 56 anos.
O cuidado com as normas de ortografia é muitas vezes negligenciado pelos profissionais de marketing e empreendedores. Porém, ter uma boa escrita faz com que sua empresa tenha muito mais credibilidade na hora de conquistar uma venda.
Por mais que a escrita para as mensagens de texto possa ser mais informal e você tenha apenas 160 caracteres, é muito importante evitar erros ortográficos. Vale a pena dizer que nas mensagens SMS o recomendado é que não se use acentuação. Apesar de ser o correto, o uso de letras acentuadas pode fazer com que a mensagem não seja recebida corretamente por alguns aparelhos.
Confira abaixo alguns erros que você pode evitar na sua próxima campanha de SMS marketing:
Onde e aonde
Não confunda essas duas palavras. Onde significa o lugar em que uma pessoa ou algo está. Aonde é direção, o lugar que uma pessoa está indo. Exemplos corretos:
"Aqui é onde você encontra as últimas tendências do inverno 2017!"
"Aonde você irá para comemorar o Dia dos Namorados? Confira nosso cardápio especial para a data."
Aceita-se e aceitam-se
O verbo aceita-se deve concordar com o sujeito. Exemplos corretos:
"Aceitam-se cartões de débito e crédito."
"Aceita-se parcelamento."
A fim e afim
A fim significa finalidade, um objetivo. Afim é um indicativo de semelhança. Exemplos corretos:
"Está a fim de um programa diferente nesse Dia das Mães? Traga sua mãe para o restaurante XXX!"
"As duas empresas vendem produtos afins."
Fim e final
Fim é o contrário de início e final é o contrário de inicial. Exemplos corretos:
"Aproveite o fim de semana para conferir as novidades de nossa loja online!"
"Confira o episódio final de nossa série de dicas para a decoração da sua casa."
Assistir ao e assistir o
O verbo assistir exige que haja uma preposição. Exemplos corretos:
"Já assistiu ao tutorial que fizemos sobre a utilização de nosso sistema?"
"Aproveite o fim de semana para assistir aos lançamentos do cinema! Ingressos a partir de R$ 13."
Perca e perda
A diferença entre as duas palavras é que perca é verbo e perda é substantivo. Exemplos corretos:
"Não perca tempo e adquira o último volume da série X para ler antes de todo mundo!"
"Sofrendo com a perda dos dados de seu telefone? Faça um backup e garanta o acesso aos seus arquivos."
Obrigada e obrigado
No caso da palavra obrigado (a), ela deve concordar com quem está falando. Pessoas do gênero feminino falam obrigada e masculino, obrigado.
A vista e à vista, a prazo e à prazo
A crase deve aparecer nas frases somente antes de palavras femininas. Exemplos corretos:
"Temos descontos especiais para pagamentos à vista."
"Faça suas compras sem juros nos pagamentos a prazo."
Entregar em mão/mãos
Nesse caso, a palavra mão deve estar no singular, como na expressão "escrever à mão". Frase correta:
"A sua marmita será entregue em mão até o meio dia de hoje!"
Seguindo essas dicas, você aumenta a credibilidade de suas mensagens SMS e a força da sua marca. Afinal, quando o cliente percebe um erro em uma mensagem da sua empresa, passa a percebê-la como mais amadora.
Para conferir nossas dicas para escrever uma boa mensagem em apenas 160 caracteres e gerar mais vendas, confira esse post do nosso blog.