7 dicas para se atualizar no envio de SMS marketing
Vivemos em uma época em que as pessoas são bombardeadas com publicidade o tempo todo. Seja na rua, nos veículos impressos, na televisão, no rádio ou na internet, os anúncios estão por toda parte, incentivando as pessoas a consumir.
Pelo excesso de oferta e de informação, as pessoas estão cada vez menos receptivas à publicidade e é por isso que ela deve se reinventar constantemente.
Uma das maiores tendências quando o assunto é comunicação, atualmente, é ser útil ao cliente. Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto e quer dar outra cara para suas campanhas de SMS marketing, continue lendo esse post!
Envie conteúdo relevante
As mensagens SMS são naturalmente mais interruptivas. O seu cliente estará usando o telefone celular, provavelmente para saber novidades sobre amigos ou notícias, e aparecerá a notificação de uma nova mensagem.
Lembre-se de que você estará interrompendo a rotina do cliente, mesmo que por alguns minutos. É por isso que sua mensagem será lida por 98% dos destinatários, então utilize esse ótimo alcance para gerar um impacto positivo.
Uma boa dica é não ir direto para a oferta de seu produto, e sim dar uma dica relevante para o seu cliente. Se você vende, por exemplo, cosméticos, que tal ensinar um novo truque de maquiagem ou explicar a importância de determinado produto para o resultado final?
Já se você é uma nutricionista, por exemplo, fale sobre os nutrientes de determinados alimentos e o impacto de seu consumo na saúde.
Criando essa relação com os clientes, você aumenta a relevância da marca, a sua autoridade no assunto e, consequentemente, suas vendas. Aos poucos, vá inserindo o seu conteúdo no dia a dia dos clientes e eles irão se tornar fãs da sua marca.
Acompanhe o blog da Facilita Móvel
Se você quer saber como tirar o melhor proveito de suas campanhas de envio de SMS, acompanhe os conteúdos exclusivos da Facilita Móvel. Você ainda pode copiar modelos prontos de mensagens, conhecer melhor o software e saber as técnicas de marketing para cada segmento de empresa.
Já foram publicados aqui no blog posts sobre como escrever uma boa mensagem em apenas 160 caracteres, como fidelizar os clientes da sua empresa, como convencer o seu chefe a investir em SMS e tudo o que você precisa saber sobre marketing de relacionamento.
Divulgue o conteúdo do seu site ou blog
A sua empresa já está investindo em marketing de conteúdo? Caso você ainda não tenha pensado nessa estratégia, uma boa dica é começar com posts mensais ou semanais ou então vídeos para apresentar o produto ou serviço.
Se você já tem um bom conteúdo criado pela sua empresa, é hora de divulgar para que seus clientes conheçam. Mande mensagens SMS à sua base de contatos com o link e uma breve descrição do texto ou vídeo. Uma sugestão é você encurtar a url para economizar caracteres, usando sites como o Bit.ly e Goo.gl.
Seja pessoal em suas mensagens
Os consumidores estão buscando cada vez mais experiências personalizadas e únicas. Isso também vale para as campanhas de marketing. Se certifique de que cada cliente irá, por exemplo, receber o SMS com o seu próprio nome.
Para que isso aconteça, utilize variáveis. Na hora de mandar sua mensagem na Facilita Móvel, use a variável "cl1" toda vez que você queira que apareça o nome do cliente. Se certifique, antes, de ter todos os dados corretos em seu cadastro.
Utilize os dados a seu favor
Atualmente, com o uso da tecnologia, é possível ter acesso a diversos dados sobre seus clientes. Com um bom software ou até mesmo utilizando planilhas, você pode registrar diversas informações sobre cada pessoa que compra com você.
Registre, além do nome do cliente, número de telefone, e-mail, endereço, data de aniversário, data da primeira e última compra, preferências e até algumas informações sobre o estilo de vida da pessoa que possam ser interessantes para suas campanhas.
Esses dados serão úteis na hora de enviar presentes, mandar mensagens de aniversário ou em datas comemorativas, oferecer descontos, convidar para eventos, fazer o cliente se lembrar da sua loja caso não a visite há muito tempo, entre outras oportunidades de campanhas.
Estude o seu cliente
Assim como a tecnologia permite que você registre tudo o que sabe sobre o público da sua empresa, ela permite que você saiba ainda mais sobre ele. Redes sociais, por exemplo, são muito úteis nessa missão.
Veja quem mais interage com seus posts no Facebook e Instagram, para começar. Descubra quais são os interesses e principais reclamações dessa pessoa. No que você pode ajudá-la?
O próprio Facebook também lhe permite saber informações básicas sobre quem acompanha seus conteúdos, como gênero, idade e horários que a pessoa mais está conectada na internet.
Você também pode analisar quem mais responde às suas mensagens SMS. São mulheres ou homens? Pertencem a qual faixa etária? Saiba com que tipo de pessoa a sua empresa faz mais sucesso e invista mais nelas, isso aumentará o seu retorno sobre cada mensagem.
Se mantenha atualizado sobre estratégias de vendas
A nossa última dica para melhorar as suas campanhas de SMS e transformá-las em vendas é aprender mais sobre as melhores táticas para vender. É importante se manter atualizado sobre o que há de mais novo quando o assunto é persuasão e conquista do cliente.
A boa notícia é que muitas empresas já estão compartilhando o seu conhecimento e experiências no assunto. Como já disse o autor Pete Senge, "o futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente", e é benéfico para as empresas ajudarem outras com seu conhecimento.
Você pode conferir ótimos conteúdos sobre vendas em sites de empresas como a Rock Content, por meio do seu blog Saia do Lugar, a Outbound Marketing e, se você domina o inglês, pode conferir os conteúdos da empresa norte-americana HubSpot.