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6 erros que você pode estar cometendo com SMS Marketing

6 erros que você pode estar cometendo com SMS Marketing

Enviar mensagens SMS é uma das formas mais rápidas e práticas de se fazer marketing, sem falar na vantagem do custo x benefício. As mensagens de texto permitem que você se conecte com toda a sua base de clientes sem precisar escrever uma longa mensagem, gastar tempo e dinheiro em ligações telefônicas ou criar materiais gráficos.

Pela sua simplicidade, facilidade no envio e até pelo fato de ser enviada somente para pessoas que já são familiarizadas com a sua marca, fica muito difícil errar ao fazer campanhas de SMS. Porém, existem coisas que podem ser evitadas se você está criando a sua campanha. São pequenos detalhes e, se você estiver atento a elas, pode aumentar sua conversão em vendas e aproveitar todo o potencial do SMS.


1. Você está fazendo SPAM


Se você está mandando mensagens aos seus clientes com uma frequência muito alta, está mandando conteúdo irrelevante para o público (apenas focado em vendas) ou está fazendo uso de termos proibidos em softwares de mensagem, você pode estar fazendo spam. Algumas das palavras bloqueadas, por exemplo, são nomes de bancos, para evitar que usuários de sistemas de mensagens SMS realizem fraudes. Esteja atento e priorize a experiência dos clientes ao receberem o seu conteúdo.


2. Você está mandando SMS para as pessoas erradas


Mesmo que seja baixo, existe um custo para cada mensagem de texto enviada. É por isso que você não deve desperdiçar o dinheiro da sua empresa enviando SMS para quem não irá se interessar pelo conteúdo. Evitar isso é muito simples. Divida os seus pacientes em grupos, tendo como base o perfil de consumo.

Digamos que você tem uma loja de cosméticos. Nos grupos dentro do seu software de mensagem, crie listas com os contatos de quem consome mais maquiagem, ou produtos para pele, etc. Também é válido dividir seu público por gênero ou idade. Assim, quando houver promoções nos itens de maquiagem, por exemplo, você só irá mandar mensagens a quem já se interessa pelo assunto. Isso irá aumentar o seu retorno sobre investimento.


3. Você não cria mensagens relevantes


O envio de SMS não serve apenas para divulgar seus produtos ou serviços. Que tal utilizar esse canal para facilitar a vida de seus clientes ou ensinar algo novo? Isso irá fortalecer o seu relacionamento com o público. Uma opção é dar dicas de como utilizar o seu produto, fazer ele durar mais ou enviar dicas relativas à área de atuação da sua empresa.

Seja na área da saúde, da beleza, da manutenção automotiva ou qualquer outra, você sempre pode compartilhar um pouco do seu conhecimento. Isso irá fortalecer a sua marca como uma autoridade no assunto. Escreva uma mensagem com até 160 caracteres e faça a sua empresa ter mais relevância na vida do cliente.


4. As mensagens estão sendo enviadas nos horários errados


Esse erro é bem simples de ser compreendido e evitado. Você não quer causar um incômodo no dia a dia de seu cliente, certo? Por mais que a mensagem SMS seja menos intrusiva que uma ligação, ainda assim pode atrapalhar as pessoas em seus momentos de descanso ou lazer. Por isso, prefira o período entre 9h e 20h para enviar suas mensagens, dando prioridade para o horário de almoço.


5. Você não está oferecendo algo


Ao enviar uma mensagem para seu cliente e interromper sua rotina, seu objetivo é causar uma reação positiva. Por isso, ofereça algo especial. Mande mensagens em seu aniversário com felicitações (é possível fazer isso automaticamente em seu software), ofereça descontos ou convide para eventos da sua empresa. Os descontos podem ser oferecidos em razão do lançamento de um produto, uma data comemorativa ou até mesmo o aniversário do cliente.


6. Você não está acompanhando os resultados


Com o seu software de mensagens SMS, você pode ter acesso ao número de erros no envio das mensagens. Isso é importante para detectar os números errados ou falsos, então tenha o hábito de acessar o sistema não apenas na hora dos envios. Também é fundamental estar atento aos números e identificar se houver crescimento nas vendas e visitas à sua loja. Para resultados ainda mais precisos, uma boa dica é perguntar para os clientes como eles souberam da sua promoção ou evento, para identificar qual tipo de marketing está dando mais retorno e qual precisa de melhorias nas conversões.

Depois que você eliminar essas atitudes erradas das suas campanhas de SMS, cada envio terá muito mais potencial de se transformar em uma venda e você irá gerar muito mais lucro com essa ferramenta. Se você ainda não utiliza SMS, faça já o seu cadastro na Facilita Móvel e ganhe 15 envios para testar os benefícios desse tipo de marketing!



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