O que é o marketing empreendedor?
O termo surgiu da relação entre marketing e empreendedorismo. Já é um fato conhecido que no Brasil surgem cada vez mais micro e pequenas empresas, e esses novos empreendedores devem saber um pouco de tudo ao começarem seus novos negócios.
É nesse cenário que surgem pessoas interessadas em aprender mais sobre administração, finanças, liderança e marketing.
Um pequeno empreendedor que abre, por exemplo, um pequeno salão de beleza, não tem os mesmos conhecimentos e experiências que um profissional de marketing e publicidade. Por isso, ele recorre a ferramentas que são simples, intuitivas e não demandam tanto tempo.
Nem por isso essas estratégias são menos eficientes, desde que o empreendedor seja criativo e estabeleça um bom relacionamento com os clientes usando essas técnicas.
Quem utiliza o marketing empreendedor?
Pessoas que têm micro ou pequenas empresas e não contam com um grande orçamento ou equipe de comunicação. São alguns exemplos os donos de restaurantes, lancherias, pequenas lojas ou mercados.
Esses empreendedores buscam soluções rápidas e de baixo custo para atrair e fidelizar clientes, além de reforçar suas marcas, para que suas empresas sobrevivem a momentos de crise.
Normalmente essas empresas não têm um grande número de funcionários. Essa realidade faz com que o pequeno empreendedor ou empreendedora busque conhecimento nas mais diversas áreas e faça um pouco de tudo para que sua empresa sobreviva.
A boa notícia é que existem ferramentas de marketing muito simples de usar e gratuitas, facilitando para que todos tenham acesso.
As ferramentas de marketing para empreendedores
A divulgação das micro e pequenas empresas geralmente começa com o bom e velho boca a boca, com amigos e familiares divulgando o produto e serviço para sua rede de contatos e assim por diante.
Essa tática pode servir no começo, porém depois disso é preciso chegar até o público alvo de outras formas, pois nem sempre o cliente ideal de sua empresa está na sua rede de contatos. Essas pessoas precisam ser encontradas pela empresa.
O pequeno empreendedor que já consegue dedicar alguns minutos por dia ao seu marketing pode começar divulgando nas redes sociais. Com fotos atraentes e informações interessantes sobre seus produtos ou serviços, é possível criar conteúdos para Facebook, Instagram e Twitter para atrair novos clientes e engajar os mais antigos.
Para fazer peças de design para as mídias sociais de um jeito muito fácil e gratuito, recomendamos o site Canva, que conta com modelos prontos de posts, diversas fontes, ilustrações e fotos.
Outra dica é fazer vídeos curtos, de até 15 segundos, para serem postados nessas redes sociais. Eles geram um alcance maior sem que você tenha que fazer um anúncio.
Também é indicado que empreendedores apostem em marketing de conteúdo. Isso fará com que a empresa esteja nas primeiras páginas do Google quando alguém buscar por algo relacionado ao seu nicho. O primeiro passo para isso é ter um blog corporativo.
Escreva posts originais e que sirvam para informar o público. Se você tem, por exemplo, uma estética, escreva sobre as novidades desse ramo, dicas para cuidar da pele ou cabelos em casa, etc. Isso fará com que as pessoas compartilhem esse conteúdo em seus perfis na Internet, divulgando sua marca gratuitamente.
Uma ferramenta pouco explorada pelos pequenos empreendedores e que pode colocar um negócio à frente dos outros é o Gooogle Meu Negócio, que irá colocar seu endereço, horário de funcionamento e telefone em destaque nas buscas.
Já o relacionamento com influenciadores digitais também tem o potencial de fazer uma marca ganhar visibilidade. Para aparecer nos blogs e redes sociais dos influenciadores do seu nicho, envie releases com novidades, convide para eventos de lançamentos ou envie alguns produtos pelo Correio para que sejam mostrados aos seguidores por meio de posts.
Relacionamento com clientes também faz parte do marketing!
Se você já completou esse passo, já está tendo um retorno financeiro com suas ações de marketing. Agora é a hora de fidelizar esses clientes conquistados por meio da Internet.
Para isso, utilize mensagens SMS, que são uma forma de comunicação direta com o seu cliente. Tenha uma lista atualizada com os contatos de seu público e entre em contato sempre que for pertinente. Seja para oferecer descontos, dar um "feliz aniversário", convidar para um evento ou avisar de uma novidade, o SMS tem o melhor custo x benefício.
Fazendo um cadastro no site da Facilita Móvel, você ganha automaticamente 15 envios para testar a eficácia das mensagens SMS.
Você terá 30 dias para usar a ferramenta, acompanhar relatórios das campanhas e gerenciar os contatos da sua empresa. Esse teste é totalmente gratuito!
Invista no relacionamento com seus clientes e tenha um público fiel que irá divulgar sua marca para amigos e familiares, isso fará toda a diferença para a sua empresa.