Nutricionista, faça seus pacientes retornarem!
Você já teve um paciente que foi ao seu consultório, saiu com um novo plano de reeducação alimentar e nunca mais retornou? Essa situação acontece com muitos profissionais da nutrição, mas, com algumas ações eficientes de comunicação, é possível revertê-la.
A boa notícia é que é possível realizar essas ações gastando pouco, pois o objetivo é melhorar o seu relacionamento com os pacientes, e não fazer uma grande campanha publicitária. A forma de comunicação para nutricionistas com o melhor custo x benefício nesse caso é o SMS. Confira abaixo alguns motivos para começar já a disparar suas mensagens:
Mensagens de confirmação de consultas
Utilizando um software de envio de SMS em massa em seu consultório, é possível programar mensagens automáticas de confirmação para seus pacientes, sempre um dia antes da consulta. Essa simples atitude evita que os pacientes faltem, gerando uma economia de tempo e dinheiro para o consultório.
Horas ociosas não são boas para o faturamento e poderiam estar sendo utilizadas para outra atividade. Por isso, mande uma mensagem SMS e se certifique de que o paciente poderá comparecer. Utilizando esse tipo de software, você também pode habilitar a função de resposta gratuita por parte do paciente. Dessa forma, ele não pagará nada para lhe avisar se irá comparecer na consulta ou não.
Se você costuma utilizar o telefone ou e-mail para a confirmação das consultas, a economia é maior ainda se você optar pelo SMS, principalmente de tempo. Uma mensagem de texto é muito mais rápida de ser escrita, podendo conter no máximo 160 caracteres. Também é possível definir um padrão de SMS de confirmação, fazendo com que você só tenha que redigir a mensagem uma vez.
Conteúdo exclusivo sobre nutrição
Quer agregar valor aos seus pacientes e não ser esquecido por eles? Envie, com alguma frequência, conteúdo exclusivo e se torne uma referência quando o assunto é nutrição! Como a mensagem SMS é necessariamente curta, opte por dicas simples e rápidas, como substituições de ingredientes, informações sobre nutrientes, benefícios de cada alimento, entre outros conteúdos.
Essa informação que você enviar será lida por praticamente todos os seus pacientes, considerando que as mensagens SMS têm uma taxa de leitura de mais de 90%! Esse conteúdo também pode ser segmentado, se você dividir os seus contatos em grupos. Podem ser dicas exclusivas para atletas, mulheres grávidas, vegetarianos ou alérgicos à lactose. Use sua criatividade e torne o seu consultório uma referência de alimentação saudável.
Se você já tem um blog ou canal no Youtube para dar dicas de nutrição ou receitas, mande mensagens SMS aos pacientes com um link, cada vez que um conteúdo novo for postado. Você garante mais acessos ao seu blog ou canal e fortalece a sua marca, além de ensinar algo novo ao público do consultório.
Alertas de retorno
Tratamentos com nutricionistas exigem acompanhamento, principalmente para avaliar resultados. Por isso, é importante tanto para nutricionistas quanto pacientes que aconteçam novas consultas. Porém, nem todos os pacientes irão se lembrar de marcar um novo agendamento, principalmente por termos rotinas cada vez mais agitadas.
Visando facilitar a vida dos pacientes e trazer mais pessoas para o seu consultório, você pode criar alertas de retorno em seu software de envio de SMS! Tenha em mente quanto tempo será necessário para que aconteça a próxima consulta a agende sua mensagem, convidando o paciente a retornar ao consultório e continuar sua reeducação alimentar.
Seguindo esses simples passos, você fideliza os seus pacientes, garante a sobrevivência de seu consultório e se torna uma referência no assunto nutrição. Ter uma comunicação direta com o público é essencial para o sucesso de qualquer negócio, então abuse da criatividade e escreva para seus pacientes!