Novo

SMS para escolas e universidades: 4 formas de uso

SMS para escolas e universidades: 4 formas de uso

O envio de SMS em massa é a ferramenta ideal de comunicação para empresas que precisam atingir muitas pessoas, como é o caso de universidades, escolas de ensino fundamental e médio, cursinhos pré-vestibular, idiomas, etc. Além de ser uma forma barata de comunicação, é muito eficiente para avisar sobre o período de volta às aulas, alterações de sala, informações de pagamento, entre outros comunicados importantes no meio educacional.

O SMS tem uma taxa de abertura superior à do e-mail, sendo maior que 90%. Também é mais fácil de ser enviado, pois não demanda textos longos ou artes gráficas, além de não cair em caixas de spam. Isso se soma ao fato de que a maior parte dos usuários de telefone celular tem entre 10 e 34 anos, faixa etária que coincide com alunos de escolas e universidades.

SMS no período de matrículas

Em seu período de matrículas, ferramentas de marketing são essenciais para atrair novos alunos para sua escola ou universidade, além de estimular os alunos antigos a permanecerem. É nesse período que os alunos (ou responsáveis, em caso de crianças), devem estar informados sobre métodos de pagamento, desconto para matrículas antecipadas ou pagamentos à vista, outras ofertas e condições e o prazo final para matrículas. A sua escola oferece um brinde a cada nova matrícula? Não deixe essa informação de fora de suas campanhas de SMS!

A volta às aulas

Aproveite que as mensagens SMS podem ser enviadas para grupos de forma segmentada e envie informações úteis para cada turma na volta às aulas, como localização da sala, horário das aulas, materiais necessários, entre outros avisos. Essa época também é ótima para estimular os alunos, fazendo uma contagem regressiva em suas mensagens, contando novidades da escola e apresentando a programação especial de volta às aulas. Se haverá uma reunião de início de ano com alunos e responsáveis, utilize o SMS para que o convite chegue a todos de forma rápida.

Outra dica é incentivar os professores a redigir mensagens de boas vindas para os alunos e estimular que o profissional utilize desse meio de comunicação direta com os alunos.

Marketing para Escolas

SMS no vestibular

Se você quer melhorar a comunicação com os alunos da sua universidade, aproveite a época do vestibular. Esse momento, às vezes difícil para os alunos, pode ser simplificado com uma comunicação eficiente. Além de entrar em contato com aquelas pessoas que já se inscreveram para a prova, aproveite para captar novos vestibulandos. Para conseguir os números de telefone de pessoas que ainda não realizaram a inscrição, você tem algumas opções: fazer parcerias com escolas de ensino médio, disponibilizar materiais de estudo que necessitem de cadastro para serem baixadas, organização de eventos para atrair esse público, entre outras iniciativas.

Esses dados captados serão muito úteis posteriormente, principalmente para que você possa entrar em contato com aqueles alunos que fizeram a inscrição para o vestibular, mas não efetuaram o pagamento, e aqueles que passaram na prova, porém não efetuaram a matrícula.

Na hora de fazer a sua campanha de mensagens SMS de vestibular, se certifique de que a frequência de mensagens não é muito alta e de que o horário é apropriado (prefira sempre enviar mensagens em horário comercial). Também é importante entender o seu público. Como a maioria das pessoas que prestam vestibular são jovens, utilize uma linguagem mais informal, apropriada para essa faixa etária.

Utilize da criatividade para ter uma comunicação mais próxima com seus futuros alunos, aproveitando para dar dicas sobre os conteúdos que cairão na prova. Isso fará com que as mensagens sejam bem recebidas e fortalecerá sua marca como instituição de ensino. Confira alguns exemplos de mensagens que podem ser utilizadas antes de seu vestibular:

"Olá! Sexta-feira é o último dia para se inscrever em nosso vestibular de verão. Faça já sua inscrição e inicie um caminho cheio de oportunidades."
"Está na dúvida de qual curso escolher? Confira o material que preparamos para te ajudar: www.seusite.br/cursos. Te esperamos em nosso processo seletivo."
"Parabéns por sua seleção em nosso vestibular! Te desejamos muito sucesso nessa nova jornada. Universidade X."

SMS em seu setor financeiro

As mensagens SMS também servem para melhorar os processos de pagamento, evitando atrasos e inadimplências. Para isso, envie a seus alunos ou responsáveis o código de barras para pagamento por SMS. Em tempos em que os pagamentos online são cada vez mais comuns, esse ato facilita a vida das pessoas e evita que elas necessitem do boleto impresso em mãos para realizar o pagamento.

Avisar as pessoas sobre atrasos em pagamentos também é mais simples por SMS, como já mencionamos em detalhes neste post. As mensagens podem ser enviadas também para confirmação de pagamento, para garantir maior tranquilidade aos seus alunos.

Comece já a enviar SMS

Não perca tempo e inicie já o envio de mensagens SMS para seus atuais e futuros alunos. Com a plataforma da Facilita Móvel, você faz um teste gratuito de 30 dias, com direito ao envio de 15 mensagens!



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também