SMS Corporativo para confirmação de consultas e eventos
O SMS é uma ferramenta muito importante não apenas para divulgar seu produto ou serviço, mas para estabelecer uma melhor comunicação com seu cliente.
Quando a sua empresa adota a prática de estar sempre em contato com o público, muitos transtornos e reclamações são evitados. Um exemplo disso na prática é o uso do envio de SMS em massa para lembrar as pessoas de consultas agendadas ou eventos.
Lembrando seu cliente de consultas agendadas
Se você é um profissional da saúde, o ato de avisar seus pacientes por meio de SMS sobre horários e locais de consulta pode evitar muitas faltas e atrasos, além de falhas na comunicação.
Também facilita muito a vida de seu paciente lembrá-lo de agendar novas consultas, tendo em vista o prazo necessário para acompanhamentos e realização de novos exames.
Avisar os pacientes sobre consultas não é benéfico apenas para eles, mas para o faturamento de sua empresa: nos Estados Unidos, por exemplo, empresas de saúde têm prejuízos de U$ 150 bilhões por ano por causa de abstenções. Esse problema pode atingir a todos.
Digamos, por exemplo, que sua consulta custe R$ 60. Se em uma semana duas pessoas não aparecem na consulta, impedindo que esses horários sejam usados por outros pacientes, o prejuízo será de R$ 120.
Essa dica também é válida se você trabalha com estética, podologia, tatuagens e tudo que envolva um acompanhamento. Muitas vezes o retorno de consultas e procedimentos pode cair no esquecimento, e o ato de lembrar seus clientes é benéfico para todos.
Fazer esses lembretes é muito mais barato por SMS, afinal no Brasil pagamos em média R$ 1,80 por ligação, sendo esse preço considerado um dos mais caros do mundo.
Além do alto custo, o contato por telefone pode gerar estresse para o paciente, que tem sua rotina interrompida, e para os telefonistas, que passam muito tempo no telefone apenas para confirmar uma consulta.
Já a mensagem SMS pode ser enviada de forma online em um minuto, além de ser lida pelo destinatário em alguns segundos. É uma economia de tempo e recursos que pode ser benéfica para os colaboradores e a empresa.
Existem muitos softwares feitos especialmente para profissionais da saúde que fazem o envio de SMS. Um exemplo é o Dentista Organizado, sistema para dentistas que envia mensagens automáticas a cada paciente que tem um agendamento no dia seguinte.
Se o profissional tiver créditos na plataforma, o paciente pode confirmar o retorno por SMS de forma gratuita. Essa ferramenta ajuda a evitar faltas e fortalece o relacionamento com os pacientes.
Resgatando clientes antigos
Você tem um cliente que conheceu seu estabelecimento, fez seu primeiro agendamento e nunca mais voltou? Entre em contato com ele para oferecer horários disponíveis e condições especiais.
É uma forma de criar um vínculo com essa pessoa, demonstrar interesse e fidelizar as pessoas que utilizam seu serviço.
Para que essa estratégia realmente funcione, não esqueça de realizar o cadastro completo dos clientes em suas primeiras visitas ao seu estabelecimento.
Lembretes de eventos da sua empresa
Realizar eventos corporativos, tendo como público alvo seus clientes e comunidade, é sempre uma boa estratégia de marketing.
Se certifique de mandar os convites por antecedência e, em uma data próxima ao seu evento, lembre seus convidados por meio do SMS. Esse lembrete pode ser enviado uma semana ou cinco dias antes.
Você economiza tempo e dinheiro deixando de mandar e-mails ou correspondências, afinal mandar um SMS pode levar minutos e custar centavos por cada mensagem.
Além disso, a taxa de leitura das mensagens de texto é maior que a dos e-mails, e elas não correm o risco de cair em caixas de spam.
Avisos necessários
Seu horário de atendimento ou tabela de valores mudou? Avise seus clientes mais fiéis, para que eles não sejam pegos de surpresa.
Mande a eles um SMS caso seu estabelecimento vá entrar em horário de férias, fechar durante algum feriado prolongado ou se você passará a receber clientes até mais tarde.
O mesmo é válido para reajustes de valores de seus produtos e serviços. Procure em sua lista de contatos as pessoas que mais consomem o produto/serviço que teve o valor alterado e mande uma mensagem. Isso evitará reclamações e mal entendidos futuros.
Os primeiros passos
Se você ainda não conhece a Facilita Móvel, plataforma online para envio de SMS, abra uma conta teste agora e ganhe créditos! Depois é só cadastrar os seu contatos, escrever o seu texto de até 160 caracteres e pronto.
Você poderá ver aos relatórios de desempenho de suas mensagens, além de ter acesso a outras funcionalidades, como receber as respostas no seu e-mail e enviar mensagens automáticas de aniversário para clientes.