SMS Marketing
Campanhas de SMS Marketing visam atrair novos clientes e gerar lucro, ao contrário das campanhas de SMS Corporativo. São muito úteis se você tem um comércio ou presta algum serviço, pois a campanha de SMS Marketing divulgará sua marca, promoções de sua loja ou seus produtos diferenciados. Na sua lista de contatos para esse tipo de campanha estarão não apenas os seus clientes, mas também aqueles que ainda não compraram em sua loja ou não utilizam seu serviço.
As mensagens enviadas nas campanhas desse tipo de SMS são as mais variadas. Você pode enviar um cupom de desconto, estimulando os clientes a fazerem novas compras; pode aproveitar uma data comemorativa, enviando uma bela mensagem e oferecendo seus produtos especiais para comemorar; aniversários de clientes também são boas datas para serem aproveitadas no SMS Marketing, você pode aproveitar para oferecer brindes aos clientes caso eles visitem sua loja na semana do próprio aniversário.
Por que minha empresa precisa de campanhas SMS?
As mensagens SMS têm uma taxa de abertura maior que o e-mail marketing. Além disso, a maioria das mensagens são lidas no primeiros três minutos após serem recebidas. As mensagens SMS não são invasivas como uma ligação e passam seu recado de maneira clara e objetiva, podendo ser recebidas em qualquer aparelho de celular, não dependendo de internet. Muitas empresas adotaram esse meio de comunicação com os clientes e muito se tem dito que a Coca-Cola investe 70% do seu orçamento de marketing mobile em campanhas SMS.
Alguns exemplos:
"Feliz aniversário! Enviamos nossas felicitações e uma ajudinha para você comprar aquele item da sua lista de desejos: ganhe 20% off com o cupom XXXX."
"O Dia das Crianças está chegando! Aproveite nossa linha de brinquedos com até 25% de desconto até o dia 12 de outubro!"
Algumas dicas
Você tem 160 caracteres para escrever sua mensagem. Seja conciso e vá direto ao ponto, falando ao destinatário sobre as vantagens de se tornar cliente de seu negócio. Evite usar emojis e muitas letras maiúsculas. A revisão ortográfica de sua mensagem também é muito importante. Você também pode estimular quem recebe a mensagem a interagir, dando descontos ou dicas para quem retornar a mensagem com um "Sim" ou outra palavra de resposta. Muitas compras também são feitas pelo próprio celular, então deixe um link para o site da sua loja em sua mensagem. Existem muitos sites atualmente que podem encurtar seu link, deixando mais amigável para SMS.
Para conseguir mais números de telefone e aumentar o alcance de suas campanhas de SMS Marketing, você pode seguir alguns passos: ter um formulário em seu site onde os clientes se inscrevem para receberem novidades e descontos por SMS. Também se certifique, se você possuir uma loja física, se seus colaboradores estão oferecendo o cadastro para SMS a seus clientes. É importante não mandar suas mensagens em horários inconvenientes. Prefira sempre os horários entre 8 horas da manhã e 9 horas da noite. Não se esqueça de dedicar mais tempo e oferecer sempre as melhores ofertas e brindes àqueles clientes que já amam a sua marca e são clientes evangelizadores, falando de seu produto para amigos e família.
Os primeiros passos
Após coletar os números de telefone de seus clientes ou público interessado, é hora de começar sua campanha. Abrindo uma conta teste na Facilita Móvel, você ganha créditos e já começa a enviar seus SMS em massa, atraindo novas vendas e atuando no crescimento na sua empresa. Após abrir sua conta e cadastrar seus contatos, é só colocar o seu texto na plataforma e pronto, sua mensagem será enviada! Não se esqueça de acompanhar tudo sobre sua campanha na página de relatórios da plataforma da Facilita Móvel e comprovar a eficácia do SMS.