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Não faça isso ao cobrar clientes inadimplentes

Não faça isso ao cobrar clientes inadimplentes

O mundo das empresas gira em torno de clientes e da circulação de seu nome, tanto que medidas de crescimento são sempre estudadas. Nesse artigo, focado no atendimento e na relação com os consumidores, traremos dicas de como você deve se portar, em especial aquilo que deve ser evitado nesta relação. Venha conosco!


Seja empático com seus clientes


O primeiro passo é entender o motivo da delonga. Se o indivíduo passa por momentos conturbados financeiramente ou familiares. Nessa parte, por mais que alguns se aproveitem de narrativas, não devemos criar tantas suspeitas e sim tentar prosseguir da maneira correta e induzir um final positivo para ambos os lados. Para que isto aconteça, é necessário encaminhar uma conversa saudável e que procure sempre ser o mais direto possível. Em nenhuma hipótese, se deve entrar numa conversação com o tom ameaçador ou faltando o respeito, por mais errado que o outro lado da história esteja.


Conheça seu papel na história!


A sua função é sempre facilitar o pagamento e impedir esquecimentos. O importante é seguir sempre um senso comum em todas as relações, interagindo de forma equilibrada, emocionalmente falando, e persistir.

Assuntos que envolvem dinheiro podem trazer um nervosismo à tona. Por mais que o outro lado não faça sua parte de forma imediata, você fez a sua. E para fazer a sua parte da melhor forma, conta com a tecnologia dos envios de SMS. Assim você cobra os clientes de uma forma automática e despersonalizada, sem criar um ruído entre empreendedor e consumidor.

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A solução pode não ser em curto prazo


É evidente que, dependendo do tamanho da empresa e do seu poderio financeiro, um dinheiro que entraria num prazo normal e que pode demorar mais, fará mais falta. Facilite o processo de pagamento. Medidas extremas podem ser tomadas futuramente, caso haja descaso e falta de esclarecimentos. Tenha uma política de pagamentos definida.


Envie mensagens de alerta


Em casos menos ?graves? como o de esquecimento de pagamento, em que o cliente está muito ocupado, o ideal é mandar uma mensagem, seja ela automatizada ou não, dias antes do prazo final. Para automatizar o seu negócio, softwares de SMS, como o da Facilita Móvel servem como uma espécie de aviso.

O ideal é entender que as estratégias de SMS são mais precisas quando seguem um padrão de horário e de linguagem. Não deixe buracos vazios, que possam ser usados como braço de apoio para ?justificar? uma inadimplência. Avise sempre. Tenha todas estas informações em algum documento e sempre entre em contato. Comunicação é a chave.



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