Os principais gatilhos mentais para incluir em suas campanhas de SMS
Por mais que usem abordagens diferentes e conteúdos diversos, as campanhas de SMS marketing têm um objetivo em comum: fazer vendas. E, para gerar uma ação por parte da pessoa que está lendo a mensagem, os gatilhos mentais exercem um papel fundamental.
Eles devem ser usados com responsabilidade e servem para ser aquele estímulo que faltava para as pessoas que já estavam interessadas em seu produto ou seu serviço. Conheça os principais gatilhos:
Gatilho da reciprocidade
Essa tática é muito comum na internet. Se baseia em oferecer algo de valor para o cliente, que se sentirá na obrigação de retribuir o gesto. Na prática, é quando vemos marcas oferecem algo de graça, como um e-book, um curso, um evento, um brinde, uma consultoria e por aí vai.
Divulgue em suas campanhas de SMS conteúdos e dicas que irão agregar valor à vida dos clientes, de forma gratuita. Depois de ter ajudado o seu público, você pode fazer a sua oferta ou pedir que as pessoas deem um depoimento, deixem seus dados para receber promoções, etc.
Gatilho da escassez
Quando temos a percepção de que algo é escasso e logo pode não estar mais disponível, temos mais pressa em fazer a compra, não é mesmo? É nisso que se baseia o gatilho da escassez.
Ressaltar que um preço promocional irá durar poucos dias, dizer que as vagas são limitadas e que a quantidade é pequena automaticamente torna a sua oferta mais interessante. Cuide apenas para não usar esse gatilho quando na verdade o seu produto não é limitado, pois fazer uma campanha enganosa terá um efeito negativo na sua marca.
Nas suas campanhas, ative esse gatilho ao lembrar de datas para terminar uma promoção, ao falar de quantos produtos ou vagas restam e incentivar os contatos a realizarem uma compra para não perder a oportunidade.
Gatilho da prova social
Quem nunca entrou em um site de uma empresa cheio de depoimentos de clientes, falando bem dos produtos e serviços? Essa estratégia de dar voz aos consumidores que tiveram uma experiência positiva ativa o gatilho de prova social.
É aquela velha história na fila do restaurante: quando ela está cheia de gente esperando, começamos a pensar que o restaurante é bom, porque confiamos no que a maioria escolhe. Uma boa forma de usar esse gatilho é pedir depoimentos aos seus clientes, seja por texto, vídeo ou áudio.
Compartilhe trechos deles em suas campanhas de SMS e coloque um link para uma página com todas as avaliações, para que os contatos possam conferir o que as outras pessoas têm a dizer sobre a sua empresa.
Além de favorecer a sua marca, essa estratégia também é ótima para valorizar e fidelizar os clientes que terão a sua voz ouvida e ganharão um espaço de destaque na sua estratégia de comunicação.
E você, quais gatilhos mentais têm usado nas suas campanhas de SMS marketing? Para começar a sua hoje mesmo, crie seu cadastro em nossa plataforma e ganhe 15 envios para utilizar sem compromisso!