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Minha marca deve se posicionar politicamente?

Minha marca deve se posicionar politicamente?

Há alguns anos, no Brasil e no mundo, podemos sentir que há uma polarização no universo da política. As opiniões contrastantes têm até mesmo afastado amigos e familiares e cada vez mais as pessoas têm se posicionado sobre acontecimentos do mundo, sendo a favor ou contra certas formas de fazer política.

Recentemente, as empresas também entraram nesse movimento de se posicionar. Mas será que a sua marca deve ter um posicionamento claro para o público? Como ele deve ser anunciado? Confira algumas dicas!


O que é ter um posicionamento, afinal?


Se você pensa que se posicionar é somente apoiar político (a) X ou Y, nem sempre é assim. Se posicionar também tem a ver com as causas que sua marca defende, o que está muito ligado aos valores da empresa.

Defender o meio ambiente, os animais, os direitos humanos, a igualdade de gênero e raça, por exemplo. Tudo isso pode estar entre as causas da sua marca e geram um posicionamento. Não é necessário defender determinado partido ou candidato se esse não é o interesse da sua empresa.


Vantagens e desvantagens de se posicionar


Não é tudo tão preto no branco quando falamos das marcas emitirem opiniões. Esse ato pode ter suas vantagens e desvantagens, por isso é necessário estudar muito antes de dar o primeiro passo.

Antes de tudo, é necessário conhecer melhor o público da empresa, além dos investidores e colaboradores. Eles estão alinhados com essa forma de pensar que você quer passar pela empresa? Algum deles pode abandonar o projeto por um posicionamento mal pensado?

Se você verdadeiramente conhece os valores dos seus stakeholders, vá em frente e posicione a sua empresa se desejar, defendendo aquelas causas que estão ligadas a ela. Isso pode gerar uma comunidade forte em torno da sua marca. Se acredita que algum investidor ou grande número de clientes pode se sentir incomodado e isso levar até a um boicote, se permaneça neutro para evitar ter que voltar atrás.


Como fazer isso da melhor forma


Primeiro, de formas sutis. Como já dissemos acima, nem tudo é sobre defender partidos e candidatos. Comece mostrando ao público quais são os valores da sua empresa, utilizando a comunicação a seu favor.

Uma forma de começar a deixar mais transparente no que a sua empresa acredita é utilizar o calendário de datas comemorativas. Aproveite esses dias dedicados a algo importante para dar destaque a um tema e vincular sua marca a ele.

Crie campanhas de SMS corporativo reforçando para seus clientes os valores da sua marca, o que é importante para sua empresa e se posicionando a favor do que merece. Exemplos disso são criar uma campanha em defesa do meio ambiente, elaborar algo em favor das pequenas empresas, da igualdade no mercado de trabalho, etc.

Não se esqueça de, acima de tudo, mostrar que nem só de palavras vive o seu posicionamento, que há algo que a sua empresa está fazendo em favor das causas que defende.

E você, como tem posicionado a sua empresa e como está a comunicação com o seu público? Crie hoje mesmo a sua conta na Facilita Móvel e aproxime sua marca de quem é importante por meio de uma comunicação eficiente.



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