Dicas para montar seu cronograma de campanhas
Sem organização e planejamento, é difícil que uma estratégia de comunicação converta em bons resultados. As vendas aparecem com a constância, a relevância e forma correta de se comunicar com clientes e contatos.
Por isso, fazer um cronograma de campanhas de marketing é essencial. Entre as vantagens, estão a garantia de ações recorrentes, o planejamento para que os clientes sejam impactados da forma e na hora certa e a economia de tempo. Afinal, você só precisará pensar nas campanhas uma vez e depois é só seguir o que foi combinado.
Você não precisa fazer o seu cronograma no início do ano. Ele pode ser feito a qualquer momento e pode ter o propósito de guiar seu mês, seu trimestre ou mesmo seu ano. Confira algumas dicas para não errar ao criar o seu!
Não se esqueça das datas comemorativas
Elas estão aí todos os anos e não tem escapatória. As datas comemorativas são importantes para o marketing e movimentam as vendas quando são bem aproveitadas. Quanto mais você ir além dos clichês e fizer diferente para se destacar, melhor será para os seus resultados.
Não deixe de incluir em seu cronograma campanhas para o Dia da Mulher, para a Páscoa, para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal. Com um pouco de criatividade é possível ligar seu produto ou serviço a todas elas.
E nem sempre as campanhas precisam estar oferecendo algo para o seu público. As suas mensagens SMS podem estar divulgando um conteúdo de qualidade que você criou ou apenas fortalecendo o relacionamento com o público com um desejo de coisas boas para a data.
Abra espaço para o imprevisto
Datas comemorativas são uma coisa bem previsível, mas existem oportunidades que surgem e você pode aproveitar na sua comunicação. Alguns exemplos disso é alguma série ou filme que esteja bombando no momento, uma música de sucesso, um meme que está rendendo assunto na internet ou mesmo os eventos esportivos.
Deixe um espaço em seu cronograma para esses assuntos mais atuais, para você poder "surfar na onda" do que todo mundo está falando. Exemplo disso é o iFood, que sabe usar piadas da internet e sucessos do momento para criar mensagens legais e relacionar isso com o delivery de comida.
Analise os resultados e mude a rota
Um cronograma é um norte para você seguir, mas ele não está escrito em pedra. Digamos que você tenha planejado enviar suas campanhas de SMS pela manhã, mas descobriu que seu público engaja mais com elas à noite.
É importante ter métricas para analisar e poder alterar a estratégia, para conseguir ter melhores resultados. Revise sempre seu calendário de ações para que ele esteja coerente com a reação que você está recebendo dos seus contatos.
E se você já tem o seu cronograma, é hora de ir para a parte prática. Criando a sua conta com a gente, você ganha 15 envios de SMS para usar como quiser! O teste é gratuito e sem compromisso, e você ainda conta com o suporte da nossa equipe para criar suas primeiras campanhas.