Como fazer reuniões de marketing mais assertivas
Quem nunca participou de uma reunião que nem deveria ter acontecido? Ou que só deixou as pessoas mais confusas sobre o que deveriam fazer ou do motivo de terem sido chamadas? Esse é um problema comum entre os times de marketing, mas que pode ser resolvido facilmente.
Fazer reuniões mais assertivas contribui para a produtividade da equipe e melhora o relacionamento entre o time, facilitando a comunicação em meio aos projetos e campanhas. Confira nossas dicas para que as reuniões possam melhorar o andamento do trabalho e não atrapalhar:
Aviso sobre a pauta do encontro
É importante que todos, antes da reunião, saibam qual é o assunto a ser debatido, para que possam se programar. Se você é o gestor ou está propondo o encontro, envie antes um sms ou coloque na plataforma de avisos da empresa a pauta da reunião e o que você espera que seja combinado e o que informações precisa.
Se o que você precisa são os números que mostram os resultados da última campanha, por exemplo, facilite para que seu time organize essas informações. O ideal é que todos possam se preparar para que a reunião flua mais rápido e todos possam contribuir para a conversa.
Todos devem fazer suas anotações
Um erro comum é comparecer a reuniões sem levar um celular, um notebook ou um caderno. Tudo que é importante que for combinado ou apresentado no momento deve ser registrado, para que cada um tenha acesso ao que foi dito depois. Assim não ficam dúvidas sobre os resultados e as tarefas esperadas para as próximas semanas ou dias.
Principalmente números, datas, informações de contatos e resultados esperados devem ser anotados, seja com caneta ou virtualmente. Inclusive fazer anotações ajuda na memória, então mesmo que você não confira depois o que escreveu, já está fazendo algo para que o assunto não saia da sua memória tão rápido.
Tarefas atribuídas ao final da reunião
Ao final da reunião, todos precisam ter clareza sobre quais são os próximos passos. Se você é o gestor, atribua tarefas para cada um dos que estão presentes, dando prazos de entrega para cada atividade.
Aproveite esse momento para tirar as dúvidas e apontar quais pessoas ou ferramentas podem ser úteis em cada tarefa. Dessa forma, não são necessários novos encontros ao longo do projeto e a equipe consegue dar um andamento melhor para o trabalho.
O ideal é que todos tenham acesso a essas tarefas de uma forma mais visual, seja usando planilhas, o software de gestão de empresa, o Trello, Asana ou mesmo um mural físico.
Falando em ferramentas, uma plataforma que pode auxiliar a sua equipe a ganhar tempo e ter melhores resultados no marketing é o sistema de envio de SMS da Facilita Móvel.
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