As lições de Star Wars para seu marketing
No último mês de 2019, tivemos a estreia nos cinemas do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker, nono longa-metragem da saga.
Quem ainda não viu o filme pode ficar tranquilo que neste post não teremos spoilers. Vamos elencar as principais lições que a saga pode ensinar para empreendedores e profissionais de marketing para você se destacar!
Nem tudo é 100% ruim ou bom
Uma coisa que o filme mais recente de Star Wars nos ensina é que nem tudo é o que parece. É preciso ir além do estereótipos para o que é positivo ou negativo para seu marketing.
Muitas vezes uma boa estratégia está na junção de forças, como é o que acontece na história. Então antes de excluir algumas ferramentas ou retirar ações de sua estratégia, pense no conjunto e o papel de cada coisa nos resultados na empresa.
As ferramentas que você usa e que estão dando poucos resultados podem não estar sendo usadas da melhor forma. Usar uma narrativa transmídia é contar mesma história em todas as formas de comunicação da empresa, mas com abordagens diferentes, adaptadas para cada dispositivo ou rede social.
De forma prática, uma estratégia de transmídia é a melhor forma de juntar forças e mostrar melhores resultados usando ferramentas diferentes.
Às vezes você precisa assumir riscos
Os protagonistas de Star Wars muitas vezes tomam decisões arriscadas. Vão para outros planetas sozinhos, encaram os inimigos de frente, fogem dos papéis que uma vez eram obrigados a desempenhar.
Essas ações são aquelas que levam a resultados extraordinários e fazem os jedis serem lembrados por gerações e inspirarem outras pessoas.
Na próxima vez que for pensar em sua estratégia de marketing, lembre-se que nenhuma marca faz história fazendo o que todas as outras fazem.
Claro que ir por um caminho diferente envolve riscos, mas quando eles são calculados e você analisa seus resultados para mudar a rota, o risco de prejuízo à imagem da empresa é menor.
Diversidade na equipe é fundamental
Os conhecimentos dos protagonistas de Star Wars são muito diferentes e por isso eles se complementam nas missões. As experiências de vida de cada um são diferentes, o que faz com que eles sejam um bom time.
Há robôs, homens e mulheres com vivências diversas. Enquanto uns sabem de aviação, outros conhecem o inimigo, têm dons naturais, etc.
Essa é uma lição para todo gestor que está montando uma equipe de comunicação: diversidade gera trabalhos melhores. O ideal é que um saiba mais de estratégia e de análise, enquanto outro é mais criativo, outro mais disciplinado, assim montando um time com talentos que se complementam.
Desapegue do passado para seguir em frente
Uma coisa que acontece em Ascensão Skywalker é que um personagem deve esquecer o seu passado. Porém, ele continua com sua essência, apenas vendo as coisas com um novo olhar, reaprendendo o seu trabalho.
Esse é um caso extremo, mas mostra que muitas vezes precisamos esquecer do que julgávamos que era uma verdade absoluta.
Hoje em dia no marketing e nos negócios as coisas mudam rapidamente e é preciso estar atento aos novos comportamentos dos consumidores.
E você, já assistiu ao filme? Para começar a colocar em prática suas estratégias de comunicação, crie agora a sua conta gratuita em nosso software de marketing por SMS.