Balanço do seu marketing em 2019: como fazer
O ano acabou e chegou a hora de traçar novas metas para os próximos doze meses. Enquanto pensamos no que queremos para nossa empresa no futuro, também é preciso fazer um balanço do que foi feito no passado.
Essa revisão das ações de 2019 é fundamental para saber o que continua em 2020 e o que vai ser substituído por outra estratégia.
Quando colocamos em números o nosso trabalho de marketing do ano, conseguimos identificar diversos aspectos, como:
Se é preciso aumentar o número de campanhas ou continuar com a mesma quantidade.
Quais assuntos tiveram maior repercussão entre o público da marca.
Quantas visitas ao site as campanhas geraram.
Qual segmentação de contatos está mais engajada.
Que tipo de estratégia gera o maior ROI.
Quais informações devem estar no seu balanço
Para avaliar como foi o seu marketing em 2019, é preciso colocar no seu balanço as ações que foram feitas e os resultados que foram gerados.
A partir disso, é possível saber que tipo de campanha dá mais retorno para a empresa e ir a fundo na análise, tendo insights importantes sobre o público.
Separe as informações por mês ou por estratégia, como SMS marketing, redes sociais e anúncios na mídia. Destaque os principais sucessos e os principais "fracassos", para saber o que repetir e o que repensar.
Esse seu balanço pode ser uma apresentação de slides, um documento de texto, um arquivo impresso, uma planilha? O importante é você ter acesso a ele durante o próximo ano para ter sempre uma fonte de insights de marketing.
Se você for apresentar esse balanço à sua equipe ou aos seus superiores, lembre-se de que o visual é importante para comunicar suas ações de marketing da melhor forma.
Também não se esqueça de que a plataforma da Facilita Móvel é uma aliada nesse momento de retrospectiva. No próprio sistema é possível conferir relatórios sobre suas campanhas do ano, ver quantos disparos, se houve erros com a sua lista, quantos contatos você tem, etc.
Criando metas a partir das descobertas
Agora que você já tem uma boa noção do que funciona com o público que você quer atingir e os seus contatos para campanhas de SMS, é preciso traçar as suas estratégias de 2020 com base nessas conclusões que você tirou.
Coloque nas suas metas de 2020 para o marketing quantas campanhas de mensagens de texto você quer criar, o quanto você quer aumentar sua lista de contatos no próximo ano, quais assuntos estarão no topo da sua lista e quantas oportunidades de vendas deseja criar.
Ao longo do ano, reveja sempre as suas metas, vá documentando mês a mês os seus resultados e reajustando a rota sempre que possível. O Business Intelligence, ou B.I., é seu melhor amigo para ter uma estratégia de marketing eficiente: analisando os dados de suas campanhas de forma eficiente, é possível gerar melhores resultados em menor tempo.
Agora é a hora de colocar em prática e começar os seus envios de campanhas de marketing. Cadastrando-se na Facilita Móvel, você ganha 15 envios de SMS para usar como quiser e pode conferir relatórios gratuitamente.