Marketing: contratar agência ou equipe interna?
Para que qualquer empresa sobreviva no mercado, é preciso que ela faça vendas. Habilidades de negociação, comunicação e resiliência são características fundamentais para que elas sejam realizadas, para citar algumas.
Porém, é muito mais difícil, para não dizer impossível, realizar boas vendas sem um bom trabalho de marketing por trás. A comunicação da marca faz com que as pessoas conheçam e desejem o produto ou serviço que você oferece.
O trabalho de publicidade e marketing visa tornar uma marca conhecida entre o público que ela quer atingir. A comunicação gera desejo e mantém a empresa como uma autoridade em seu mercado.
Com essa necessidade de comunicar, fica a dúvida para muitos empreendedores: ter uma equipe ou contratar uma agência por fora? Continue lendo para saber os prós e contras de cada um!
Equipe interna de marketing
Pontos positivos
O lado bom de ter uma equipe de comunicação dentro da empresa é ter um controle maior de toda a operação. É poder pedir reajuste e mudanças em campanhas antes que o projeto seja finalizado, por exemplo.
Também há uma maior flexibilidade, principalmente quanto aos prazos. Se você desejar que uma campanha de SMS seja disparada no mesmo dia, por exemplo, é possível que uma equipe interna consiga operacionalizar.
Pontos negativos
O lado negativo de ter uma equipe de marketing dentro da empresa pode ser o custo. Contratar funcionários envolve o pagamento de impostos, fundo de garantia, custos com alimentação, transporte, etc.
Também existe a possibilidade de os colaboradores não terem tanta experiência ou mesmo não se encaixarem na cultura da sua empresa.
Agência de Comunicação
Pontos positivos
O lado positivo de contratar uma agência é ter uma certa economia, pois não se investe em transporte, alimentação e outros custos de uma equipe interna.
Outra vantagem é ter profissionais mais especializados e experientes, que já atuam na comunicação de diversas empresas. Fora isso, a agência pode também atuar na divulgação da marca, na medida em que usa as campanhas como forma de divulgar a si mesma.
Pontos negativos
Já o negativo de ter uma agência é não ter o controle de todo o processo, algumas vezes ter um limite de alterações e ter que trabalhar com prazos mais longos.
É preciso escolher a dedo a agência, pegar referências sobre ela e conhecer bem o portfólio antes de fazer a contratação. As reuniões são algo necessário para que a equipe da agência entenda os objetivos e também a história da empresa.
Conclusão
Se você irá montar a sua própria equipe em casa ou contratar uma agência, é uma decisão sua. O que importa é investir na comunicação para manter a sua empresa competitiva e crescer o faturamento cada vez mais.
Para contar com uma poderosa ferramenta na sua comunicação, conheça a plataforma de envios de SMS da Facilita Móvel. Ao criar sua conta, você ganha 15 envios para utilizar sem compromisso e começar a vender mais!
Basta cadastrar os seus contatos e redigir o seu texto, de até 160 caracteres. Os seus destinatários vão receber a mensagem na hora, sem precisar ter internet móvel ou aplicativos específicos instalados.