Como o cinema pode inspirar suas ações de marketing
As estreias de filmes, sejam nacionais ou internacionais, quase sempre geram assunto e despertam interesse. Filmes de super-heróis, dramas, comédias, musicais, animações? A cada mês surgem novidades nas telonas que viram conversa entre as pessoas, na internet e fora dela.
Como estar por dentro do assuntos do momento é algo muito interessante para as marcas, que conseguem se aproximar dos clientes, o cinema é uma grande fonte de inspiração.
Criar novas campanhas a partir das estreias de filmes é uma boa estratégia para quando você está sem ideias e precisa movimentar a sua comunicação para vender mais.
Conheça bem o seu público antes de tudo
Para fazer qualquer campanha de marketing dar certo, você precisa saber quem é seu cliente, ou o público que deseja atingir. De nada adianta falar sobre assuntos que estão sendo falados por quem não consome da sua marca.
Uma boa pesquisa de mercado é fundamental, além de definição de uma persona (representação de quem é seu cliente ideal, com idade, gênero, hábitos, renda).
Quando você tem isso em mente, sabe de quais assuntos falar e quais filmes o seu público anda assistindo.
Se você trabalha com jovens adultos, filmes de heróis são uma boa alternativa, assim como longas de terror e comédias.
Já com os adolescentes, heróis também funcionam, assim como filmes sobre cotidiano de escolas, musicais e enredos baseados em jogos.
Vincule seu produto ou serviço ao novo filme
Você não irá fazer uma crítica de cinema ou recomendar um filme: você precisa usar esse gancho para trazer resultados à sua marca. Esse é o momento de usar a criatividade.
Essa tarefa fica mais fácil se você vende produtos alimentícios, que podem ser a melhor companhia para assistir um filme em casa.
Objetos de decoração também são uma forma de expressar o amor por determinados filmes em casa e você pode dar sugestões de acordo com a estreia do momento.
O importante é procurar saber sobre os sucessos de bilheteria atuais e vincular o ato de assistir o filme à sua marca, ou os personagens e a história aos seus produtos.
Use essa estratégia para suas mensagens SMS e dispare essas campanhas no dia da estreia de determinado filme nos cinemas ou plataformas de streaming. O bom das mensagens de texto é que você tem a certeza de que elas serão recebidas e lidas na hora pelos seus clientes.
Crie conteúdo inspirado pelos personagens
Os protagonistas dos longa metragem do momento podem ser uma ótima inspiração. Se você trabalha com moda, de dicas de looks usando suas peças, usando como referência os personagens dos filmes de mais sucesso.
Você também pode usar as tramas das obras cinematográficas para tirar dúvidas sobre a relação com a vida real, se tiver a ver com sua empresa.
Se você entende de física quântica, por exemplo, pode fazer um conteúdo explicando os conceitos por trás da trama de Vingadores: Ultimato, por exemplo.
Esteja atento às tendências do entretenimento, se mostre interessado nos assuntos mais falados pelo seu público e seja criativo para criar bons conteúdos no momento certo. Para começar agora mesmo, crie a sua conta gratuita na Facilita Móvel e ganhe 15 envios para usar sem compromisso!