A importância de pensar seu marketing para disposição móveis
Você sabia que o tráfego em celulares, tablets e outros dispositivos móveis aumentou 82% entre 2018 e 2019? As pessoas estão cada vez mais conectadas por seus aparelhos mobile, seja em casa, no transporte, no trabalho, entre outras situações.
O fato do uso dos computadores estar diminuindo muda muita coisa na experiência que as pessoas têm com a sua marca. Você deve usar ferramentas que sejam pensadas para essa nova forma de consumo de informação.
Como se comunicar de forma certa via mobile
As campanhas de SMS são certeiras na hora de atingir esse público que está sempre ligado no celular. Elas aparecem como uma notificação na tela na hora, sem depender de internet ou de aplicativos específicos. Além disso, o usuário não precisa nem abrir a notificação para ler o conteúdo, além de muitas vezes poder responder gratuitamente.
Use as mensagens SMS para avisos importantes, promoções, confirmações de horários e tudo o que precisar de uma ação rápida. Você também pode inserir links nas suas mensagens, para que o público possa conferir mais informações se achar necessário.
Para começar a sua campanha com mensagens de texto, você precisa primeiro criar uma conta em uma plataforma de envio de SMS marketing. Criando a sua na Facilita Móvel, por exemplo, você ganha 15 envios para usar de teste sem custo algum. Aí é só escrever seu conteúdo, com até 160 caracteres, cadastrar seus contatos e com um clique você consegue se comunicar com todos eles de forma instantânea.
Além disso, conforme eles forem respondendo, você pode conferir essas respostas na própria plataforma ou direto em sua caixa de e-mails. Outra vantagem é que o sistema gera gráficos, caso a sua campanha seja uma pesquisa de satisfação, por exemplo.
Claro que você não deve esquecer das outras formas de marketing e como elas devem se adaptar às telas mobile. Dê preferência aos vídeos na vertical, assim como as fotos, e se certifique de que seu site funciona de forma correta em telas menores.
Conheça bem o seu público-alvo
Para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, você precisa saber quem é o seu público. Só assim você saberá as palavras que deve usar, quais formatos são os mais adequados e o que oferecer em seus conteúdos.
Se você constatar que seu público é formado por mais jovens, invista em campanhas de SMS com gírias e links, Instagram Stories, vídeos no YouTube. Já o público mais velho, além das campanhas de SMS com conteúdo mais objetivo, prefere um site com informações completas e outras formas de contato, como telefone e e-mail.
O poder aquisitivo também influencia no tipo de dispositivo que a pessoa tem e isso deve ser levado em consideração. Seu público é do tipo que usa smart watches, tablets, iPhones? Cada formato de tela pede um tipo de mídia diferente.
Fato é que, independente da idade e da renda, os clientes de hoje em dia estão cada vez mais acostumados a procurarem por informações em dispositivos móveis.
Então nossa dica é que você faça testes nesses tipos de aparelhos, converse com seu público sobre melhorias e otimize para que as decisões possam ser tomadas de forma rápida e você aumente os seus resultados.