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Como a Lei Geral de Proteção de Dados pode impactar seu marketing

Como a Lei Geral de Proteção de Dados pode impactar seu marketing

Você preza pela segurança dos dados pessoais de seus clientes? É provável que sua empresa tenha muitos deles, como números de telefone, endereços, documentos, dados de pagamento, hábitos de compra, entre outros.

Pois saiba que, a partir de agosto de 2020, todas as empresas que lidam com dados pessoais devem se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Haverá um órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Dados Pessoais, e cada organização deve contar com um Encarregado de Dados, o que na Europa é chamado de DPO.


Como fazer campanhas dentro da nova lei


Para quem já usa uma estratégia de SMS marketing, o mais importante será o cuidado com os números de telefone dos clientes e o respeito à privacidade do público.

Por exemplo, se você está captando números de telefone a partir de um evento ou de uma página de download de algum material: segundo a LGPD, você deve informar as pessoas que usará essas informações no seu marketing depois.

O seu site também pode sofrer o impacto da lei, principalmente se você utiliza cookies na sua página da web. Eles são arquivo que armazenam dados do usuário para facilitar a navegação e personalizar a página. Você também deve deixar claro para que os utiliza.

Em resumo, o seu cliente deverá saber quais dados a sua empresa está coletando sobre ele e qual será a utilização. Cada pessoa também poderá pedir a revisão, a alteração e a exclusão desses dados quando quiser.

Isso significa que o cliente poderá entrar em contato com o Encarregado de Dados para pedir a exclusão de dados de pagamento, documentos, informações de contato, etc.

Para que seu marketing não seja prejudicado com isso, o mais importante é manter um bom relacionamento com os clientes. Uma empresa que já tem credibilidade com seu público dificilmente sofrerá algum dano com essa nova legislação. Vale lembrar que, a cada infração da LGPD, a multa pode chegar a R$ 50 milhões.


Primeiros passos para adequação


Até agosto de 2020, as organizações devem se adequar a esse novo modo de lidar com os dados de clientes. O primeiro passo é fazer uma análise de como são coletadas as informações de contato para envio de campanhas de marketing.

Nesses meios de coleta, já deixe os clientes sabendo que receberão informativos, deixando eles aceitarem essa condição ou não.

Nos sites, as instituições devem colocar a informação sobre a coleta de cookies e ter um Política de Privacidade disponível para leitura.

Tomando essas atitudes e tendo um relacionamento mais transparente com os clientes, sua empresa terá muito menos chances de sofrer punições com a nova legislação.

E não se esqueça de que a comunicação é algo extremamente importante para seus resultados. A chave agora é tornar suas campanhas atrativas para que os clientes as queiram receber e não seja um problema conseguir o consentimento de cada um para entrar em contato.

Com campanhas mais transparentes, você aumenta a sua credibilidade e mostra que a segurança dos clientes é uma prioridade para o seu negócio.



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