Novo

Como construir uma campanha transmídia para sua marca

Como construir uma campanha transmídia para sua marca

Você sabe o que é uma narrativa transmidiática? É quando a sua marca conta uma história, ou cria uma campanha, usando diversos meios de comunicação, que complementam um ao outro.

Um exemplo disso é criar uma campanha de SMS com informações e dicas sobre sua nova coleção de produtos, que irá chamar para o Instagram, onde estarão as fotos, que irá linkar para um conteúdo no blog sobre como usar as peças, no caso de lojas de roupas.

Criar uma campanha transmídia é pensar em conteúdos exclusivos para cada ferramenta de comunicação e fazer com que o público navegue entre elas, não importando em qual ele começou.


Diversos meios, uma narrativa


O mais importante em uma campanha transmidiática é que as informações se complementem em cada forma de comunicar.

Se você vai divulgar o lançamento de uma nova funcionalidade de seu software, seu blog pode conter um tutorial com prints, seu canal de Youtube um vídeo com tom mais opinativo, feito por um influenciador, e as redes sociais podem ter depoimentos de pessoas que já usaram a ferramenta.

Já as campanhas de SMS darão dicas rápidas para fazer o melhor uso do software e o caminho para quem quiser assinar o plano.

Cada rede social e ferramenta de marketing terá um conteúdo exclusivo, afinal pode haver pessoas que visitam seu blog, recebem suas mensagens SMS e te acompanham nas redes sociais. Essas pessoas não querem ver o mesmo conteúdo várias vezes, então seja criativo e divida as informações que você tem em várias plataformas.


Adapte seu conteúdo


Uma campanha de SMS pede um conteúdo mais curto e dinâmico, com dicas rápidas. Um post no Instagram pede uma foto bonita, bem editada. Um conteúdo no seu blog precisa ser denso e com a presença de palavras-chave.

Sua campanha deve ter um assunto que irá nortear toda a criação, seja o lançamento de uma coleção, um evento ou um novo serviço que você oferece aos clientes. Então, pense a partir disso qual estratégia será melhor para cada meio de comunicação e vá criando adaptações, sem sair do foco e sem soar repetitivo.


Pegue muitas referências


Hoje em dia, diversas marcas estão optando pela narrativa transmídia para criar suas campanhas de marketing e aumentar seu alcance. Procure se inspirar em marcas que falam com o mesmo público que a sua, além é claro de ficar de olho nos concorrentes. Um exemplo que está em voga no momento é o caso da marca Fiat com a novela A Dona do Pedaço, da Rede Globo.

A marca está usando como embaixadora a personagem da novela Vivi Guedes, que é uma influenciadora digital. O conteúdo da campanha está no Instagram da personagem, dentro da narrativa da novela e no intervalo comercial da emissora, criando uma só narrativa.

Fique de olho nas campanhas de marketing que ver por aí e comece a pensar a sua própria estratégia transmídia para que você consiga obter resultados de todas as frentes. E para começar a criar suas campanhas de SMS hoje mesmo e aumentar suas vendas de forma simplificada, envie suas primeiras mensagens sem custo criando sua conta na Facilita Móvel!



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também