Você sabe o que são OKRs?
No mundo dos negócios, sempre estão surgindo novas metodologias, estratégias e métricas para ficar de olho. O que vamos falar hoje no blog é das OKRs, que são Objectives and Key Results, ou seja, objetivos e resultados-chave.
Mas qual a diferença das OKRs para as metas normais? É a forma de avaliar se você está chegando perto de atingi-las ou não. Normalmente este balanço é feito de forma trimestral. Continue lendo para saber como aplicar essa metodologia na sua empresa e conquistar seus objetivos de forma mais inteligente!
Como medir os avanços do seu negócio
As OKRs foram criadas pelo antigo CEO da Intel, Andrew S. Grove. Consistem em ter um objetivo (e ele deve ser bem descrito para que todos entendam a importância dele) e resultados que demonstrem se o seu negócio está chegando lá. Esses resultados devem ser divididos em tarefas, mesmo que pequenas, que possam ser realizadas diariamente.
É preciso que ocorram reuniões, ou alinhamentos rápidos, sobre o andamento desses objetivos. A cada três meses pode ser feito um balanço sobre os resultados-chave, para saber quais foram atingidos e os motivos que levaram aos principais problemas. No caso de metas mais ousadas e de longo prazo, essa avaliação pode ser feita uma vez ao ano.
Os principais exemplos de OKRs
Agora que você já entendeu o conceito dos objetivos e resultados-chave, está na hora de pensar em como isso pode se aplicar ao seu negócio. Para ter uma referência do que são esses OKRs na prática, veja alguns exemplos que já estão sendo usados na empresas:
Objetivo: Aumentar a base de contatos para campanhas de marketing
KR1: Fazer 5 eventos ou cursos com formulário de inscrição
KR2: Realizar um sorteio por mês
KR3: Aumentar em 25% o número de contatos ao fim do trimestre
Objetivo: Se tornar uma autoridade no mercado
K21: Enviar um SMS com informações relevantes por semana
KR2: Gravar e publicar 3 vídeos por mês
KR3: Aparecer na mídia 6 vezes no trimestre
Hora de entrar em ação
Agora é a hora de colocar em prática e criar as suas próprias OKRs, colocando em um papel, quadro, planilha ou app os seus objetivos e os principais resultados que deseja atingir, dividindo eles em compromissos para a sua semana.
Pense em onde você quer estar com o seu negócio daqui a um, cinco ou dez anos e comece a transformar esses sonhos em objetivos reais. Converse com outros empreendedores e também com a sua equipe para ter uma ideia de como eles imaginam que a empresa pode estar no futuro e como está o potencial de crescimento.
É avaliando a evolução do seu negócio de perto que você começa a perceber os principais problemas que impedem o desenvolvimento, o que move a sua equipe e conhece de fato o potencial que o seu negócio tem de crescer e fazer a diferença na sociedade.
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