As lições de marketing da série Black Mirror
Quem nunca se pegou imaginando como será o futuro? Com as tecnologias mudando a cada instante, nossa imaginação pode ir longe e criar diversos cenários. Quem gosta dessa vibe futurista com certeza já assistiu Black Mirror, ou pelo menos ouviu falar sobre a série.
São cinco temporadas que convidam o público a imaginar um mundo em que os eletrônicos e a internet fazem cada vez mais parte da vida das pessoas. Eles interferem nas relações, no trabalho, no lazer e na família, possibilitando diversos enredos.
Ainda não sabemos se a tecnologia irá evoluir da forma como ocorre na série, mas de uma coisa temos certeza: o marketing irá mudar junto com ela. Por isso, elencamos abaixo as principais inspirações que você pode tirar de Black Mirror para imaginar o presente e o futuro do seu negócio. Continue lendo para saber!
O marketing do futuro é interativo
Em dezembro de 2018, a Netflix lançou o filme Bandersnatch, que pertence ao universo da série Black Mirror. O longa é interativo e tem cinco finais, que são definidos conforme quem assiste vai respondendo a diversas perguntas. Essas questões podem ser sobre o café da manhã ou a música que está tocando, mas também podem decidir a vida de outra pessoa da história.
Bandersnatch é inovador por dar autonomia ao público, e por isso gerou bastante repercussão. Essa é uma excelente inspiração para o seu marketing, pois a interação é extremamente importante para você cativar os seus clientes.
Ela pode começar com você incentivando as pessoas a responderem suas campanhas de SMS gratuitamente, por exemplo. Você também pode criar testes, questionários e outros conteúdos que permitem que o público participe de forma mais ativa.
Vá além da tela
Em diversos episódios de Black Mirror, a tecnologia está além da tela de um celular ou de um computador. Essa é uma lição que pode ser aplicada no marketing da sua empresa. Criar campanhas para o mobile e para a internet são de extrema importância, mas não fique só nisso.
Diversas marcas já apostam em experiências com realidade virtual (VR), por exemplo. Tanto a VR como a internet das coisas devem estar no radar da sua equipe para que a sua empresa saia na frente usando essas tecnologias.
Todos recebem notas
No episódio Nosedive da série, as pessoas recebem notas a partir de cada interação. Esse ranking faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego, um financiamento e na hora de fazer amigos, afinal a nota é visível para todos.
Essa realidade não está tão distante. Pense em plataformas como a Uber e o Airbnb. Tanto os clientes quanto quem está prestando o serviço recebem uma avaliação.
A lição que fica disso é que a experiência do público pode fazer toda a diferença para a sua reputação. Uma pessoa insatisfeita pode gerar uma avaliação ruim e influenciar diversas outras pessoas, então pense nisso!
Para saber melhor como está a percepção dos clientes sobre a sua marca, recomendamos que você faça uma pesquisa NPS (Net Promoter Score). Se baseia em uma pergunta, que é: "Qual a probabilidade, de 0 a 10, de você indicar nossa marca para alguém que conhece?".
Você pode enviar essa pesquisa por SMS e conferir em gráficos, de forma fácil, quais são as respostas mais comuns. Crie a sua conta na Facilita Móvel e comece já as suas campanhas!