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Como o Business Inteligence se aplica ao SMS marketing

Como o Business Inteligence se aplica ao SMS marketing

Como já disse Luís Fernando Veríssimo, "a vida é a arte de tirar conclusões suficientes de dados insuficientes". Mas você já parou para pensar que, a cada dia, temos disponíveis mais dados?

Sejam eles sobre seus clientes, sobre suas vendas, sobre seu alcance? O acesso a informações úteis sobre a sua performance estão cada vez mais abundantes.

Fazer a análise correta dessas informações para melhorar a estratégia e ajustar a rota já é uma atividade que tem nome: Business Intelligence, ou B.I. A pessoa responsável por essa área na empresa é encarregada de coletar, analisar e monitorar os dados importantes para o negócio.

Esses dados podem estar na plataforma de envio de SMS marketing, nas redes sociais, no Analytics do site, no seu CRM? Cabe a cada negócio decidir quais dados são importantes de serem monitorados, afinal existe uma infinidade de informações disponíveis e não é possível dar conta de tudo.


Mensure o crescimento da sua lista


Quando o assunto é o SMS marketing, o número de pessoas que recebe o seu conteúdo é muito importante. Quando esse número diminui, as pessoas podem estar pedindo para sair da sua lista ou mesmo bloqueando o seu número.

É importante manter a sua lista crescendo, para que mais pessoas recebam suas promoções, suas dicas, seus anúncios. Por isso, invista em ações que irão tornar o público mais próximo.

Algumas estratégias que ajudam a construir uma base para SMS marketing são os formulários nas redes sociais, os eventos com inscrição prévia e os sorteios.


Monitore os cliques no seu site


Para aumentar as visitas à sua loja virtual ou ao blog da sua marca, enviar o link por mensagens SMS é uma ótima opção. Mas, se você não souber quantas pessoas estão clicando no link, essa estratégia pode não funcionar corretamente.

Uma forma de saber quantos cliques a sua mensagem recebeu é usar os encurtadores de URL. O Bit.ly, por exemplo, é um site que encurta e personaliza o endereço do seu site.

Isso é ótimo principalmente porque as mensagens SMS têm um limite máximo de caracteres. Depois que o link foi criado, você pode saber quantos cliques ele recebeu e em quais dias e horários.


Fique de olho no número de respostas


Assim como os destinatários de suas campanhas de SMS marketing podem abrir as mensagens e clicar nos links, eles também podem enviar uma resposta. Essas respostas podem ser conferidas no próprio software da Facilita ou serem encaminhadas direto para seu e-mail.

O profissional de Business Intelligence deve analisar a quantidade dessas respostas, além do tipo de conteúdo, se é mais positivo ou negativo. Assim é possível mensurar o impacto e o nível de interesse que o conteúdo está despertando nas pessoas.

A partir das respostas, o próprio sistema também pode gerar gráficos, se forem respostas padronizadas como no caso das pesquisas de satisfação.

Se você pediu aos clientes para responderem o SMS com uma nota de 0 a 10 para seu atendimento, você pode visualizar as respostas mais rapidamente pelo gráfico. Vale lembrar que, no caso das campanhas enviadas pela Facilita Móvel, as respostas são gratuitas para os seus clientes.

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