A importância de um bom programador para seu marketing
HTML, CSS, Wordpress, landing pages? Tudo isso parece grego para você? Pois saiba que esses termos da programação são cada vez mais essenciais para o mundo do marketing digital.
Seja para criar páginas, deixá-las com a cara da marca ou automatizar as ações de marketing, os programadores ou programadoras têm exercido um papel fundamental.
Saiba mais sobre o assunto e pense nisso na hora de montar o seu time de comunicação e vendas:
Automatizar e analisar as ações de marketing
Saber programação é importante para que diversas tarefas possam ser automatizadas e se tornem mais práticas. No mundo do SMS marketing, por exemplo, um bom programador irá saber conectar o software de disparo de mensagens com o software da empresa para que todos possam ganhar tempo.
Nesse caso, não é preciso abrir o sistema da Facilita Móvel cada vez que for preciso enviar uma mensagem SMS. Pela integração, o acesso à criação de campanhas já estará disponível em um clique no próprio sistema de gestão usado pela equipe.
A lógica de programação também deixa as mensagens SMS mais atrativas. Lidar com variáveis, por exemplo, pode deixar o conteúdo mais personalizado e encantar o cliente.
Na Facilita Móvel, quando você usa a variável cl1 no seu texto da mensagem, ela vira automaticamente o nome do cliente que está recebendo esse conteúdo.
Criar páginas que engajam os clientes
Não é possível fazer campanhas de SMS que convertam em resultados se você não tem uma boa lista de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. A internet é uma ótima aliada na hora de construir uma boa base de leads (possíveis clientes para sua empresa).
O programador ou programadora da sua equipe pode atuar na captação desses números de telefone das pessoas para manter o contato. Uma página da web para captação dessas informações, a famosa landing page, é uma boa opção para isso.
Para que as pessoas queiram dar as informações de contato na sua página, é preciso que elas recebam algo em troca. Por isso, use essas landing pages para captar os contatos e em contrapartida oferecer e-books, vídeo-aulas, participação em sorteios, eventos, entre outros atrativos.
Quem é responsável por programar a página deve: deixar em destaque o campo para colocar o número de telefone; deixar explícitas as informações sobre o que será feito com o número e o que a pessoa irá ganhar com isso.
Você também pode aprender
É evidente que pessoas graduadas e pós-graduadas na área de tecnologia sabem muito sobre programação e como usar a tecnologia no marketing digital. Mas isso não significa que você, empreendedor ou profissional de marketing, não possa aprender o básico para se virar.
Existem diversos cursos online sobre o assunto, incluindo alguns que são gratuitos! Veja alguns dos principais:
W3Schools
Mulheres em Tecnologia
Girls4Tech
Udemy
Se você já atua com programação e quer deixar as suas campanhas de SMS mais práticas de serem enviadas, conheça nossas integrações! É possível ainda fazer seus envios e receber as respostas diretamente na caixa de e-mails, se você não conta com um sistema de gestão.