As lições de marketing de House of Cards
Poder, política, persuasão. Esses são alguns dos temas centrais da série House of Cards, produzida pela Netflix desde 2013 e que já tem seis temporadas. Os protagonistas, Frank e Claire Underwood, não medem esforços para chegarem aonde querem.
Para quem quer aprender sobre negócios e sobre política, a série é fundamental, porque além de entreter, ensina lições valiosas. Mas o que poucos se atentam é que o marketing também é algo presente em House of Cards.
Continue a leitura para saber o que você pode aprender com a série e já começar a implementar na sua empresa para ter melhores resultados no faturamento:
Conheça a sua concorrência
Frank chega a altos cargos na política porque sabe lidar bem com os seus adversários. Ele é cordial e se aproxima, principalmente para saber as fraquezas de cada um. É sabendo as suas forças em relação aos outros que ele sabe o que destacar em si mesmo para conseguir a confiança das pessoas.
Por isso, para saber o que a sua empresa tem de destaque, saiba exatamente o que a sua concorrência não tem. Abuse das pesquisas e das mídias sociais para conhecer bem as empresas do seu ramo e traçar sua estratégia a partir disso.
Tire o foco das coisas ruins
Erros acontecem e todas as empresas estão suscetíveis a isso. Um atendimento mal feito, um defeito no produto, um erro na entrega podem prejudicar sua estratégia de marketing. As pessoas irão reclamar de você publicamente e não há muito o que controlar sobre isso.
A lição que fica da dupla principal de House of Cards é que, quando algo negativo acontece, eles equilibram com algo bom. Que tal fazer isso também na sua empresa? Invista mais no marketing direto para esse público que foi afetado pelo erro. Envie campanhas de SMS, brindes, convide para novas experiências.
Se algo ruim foi a público sobre sua empresa, crie conteúdo ressaltando as coisas boas e dê algo para as pessoas falarem sobre. Faça um evento, lance uma novidade, crie o seu próprio projeto social ou entre como apoiador em uma causa importante para seu público-alvo.
Seja autêntico e coerente
Frank Underwood faz o público saber quais são os seus valores e as suas prioridades quando o assunto é governar. Ele é conhecido por se manter fiel ao que se propôs, custe o que custar. Manter a coerência também é importante para sua marca.
Se você prega que os preços da sua empresa são os menores, que a qualidade é a melhor ou se o atendimento é grande diferencial, esse deve ser o norte do seu trabalho. Se mantenha verdadeiro e faça o que você diz para conquistar a confiança do público.
Agora é a hora de colocar em prática! Para uma estratégia de marketing mais eficiente e com o melhor custo x benefício, conheça as vantagens das campanhas de SMS. Você se aproxima do seu público, se torna mais influente e divulga suas novidades de uma forma muito mais assertiva.
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