Como fazer marketing para o público 60+
Você sabia que a expectativa de vida no Brasil chegou a 76 anos em 2018? Com as pessoas cada vez vivendo mais, o público sênior se torna maior e os olhos das empresas estão voltados para eles neste momento. A estimativa é de que exista mais de 31 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país.
Pessoas nessa faixa etária consomem produtos, vivem experiências, gostam ou não gostam de marcas e têm seus próprios hábitos de consumo. Eles fazem suas próprias escolhas e são um público que não deve ser negligenciado pelas equipes de marketing.
Abaixo você confere algumas dicas para trabalhar com o público sênior que podem ser facilmente aplicadas na sua empresa!
Invista na comunicação por SMS
Redes sociais, blogs e aplicativos podem gerar um grande alcance e engajamento com o público mais jovem, mas não são a melhor escolha para as pessoas com mais de 60 anos. Nesse caso, as campanhas de marketing por SMS são uma boa alternativa.
Além de terem um custo baixo, as campanhas com mensagens de texto chegam a todo tipo de celular, seja os mais novos ou mais antigos. O telefone também não precisa de internet para receber a mensagem e os SMS são rápidos de serem lidos, com espaço de até 160 caracteres com espaços.
Por mais que exista um meio de comunicação ideal para essa faixa etária, lembre-se de não colocar todos os seus clientes 60+ no mesmo grupo de disparo de SMS. Apesar de terem a mesma idade as pessoas têm interesses e hábitos de compra diferentes, então conheça bem o seu público.
Repense os seus serviços
As pessoas com mais de 60 anos têm fácil acesso aos serviços que a sua empresa oferece? Com o aumento dessa faixa de população, é uma boa pensar sobre isso. Atendimentos domiciliares são cada vez mais comuns, afinal pessoas idosas podem ter maior dificuldade na locomoção.
A experiência do atendimento também deve ser diferenciada, então faça questão de ter pessoas treinadas na sua equipe para lidar com esse público.
Criar novos serviços e soluções também faz parte desse novo momento do mercado. Atividades lúdicas para idosos, além da organização e segurança das casas são algumas opções para ficar de olho, se isso tem a ver com o seu negócio.
Embalagens e ponto de venda
Para finalizar, quem trabalha com produto precisa prestar atenção ao design das embalagens. Para atrair e fidelizar o público 60+, as mercadorias devem ser fáceis de abrir e manusear (afinal as articulações das mãos sofrem mudanças nesse período), além de terem informações claras sobre o uso.
Já as lojas físicas devem estar preparadas para as visitas dessas pessoas. Ter um local acessível, com elevador, rampa e boa iluminação é essencial. A altura das prateleiras também deve estar de acordo com a altura média das pessoas com essa idade.
Sua empresa já trabalha com esse público e está de olho nas tendências? Está na hora de conhecer a melhor plataforma para envio de mensagens de SMS.
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