Gamificação no marketing: como usar na prática
Se você é um profissional de marketing ou empreendedor, já deve ter ouvido falar sobre a gamificação. Também chamada de ludificação, é uma técnica que usa a dinâmica dos jogos para melhorar o aprendizado e motivar comportamentos. Se trata de uma estratégia para engajar mais as pessoas e tornar o marketing mais divertido.
O sentimento de conquista e o avanço de fases faz parte de uma estratégia de gamificação no marketing. A personalização da experiência também tem a ver com essa inspiração nos jogos, em que as pessoas fazem escolhas o tempo todo.
Games no SMS marketing
Você não precisa programar um jogo ou aplicativo para usar a gamificação no marketing da sua empresa. Você pode se inspirar nas ideias dos jogos e aplicar nas suas campanhas, promovendo sempre algo interativo e recompensas que atraiam os clientes ou futuros clientes.
Um exemplo prático é o quizz. Se você vende artigos de séries, por exemplo, como camisetas e itens de decoração, se inspire nessa ideia. Faça um quizz sobre uma determinada série por SMS e aproveite que a resposta por parte do cliente é gratuita para ele. Então cada pessoa que acertar passa para a próxima fase e quem chegar ao final ganha determinado produto ou cupom de desconto.
Já se é o aniversário da sua empresa, faça perguntas sobre a trajetória da marca e por aí vai. São diversas possibilidades com o SMS marketing e os clientes vão gostar de participar, por ser algo simples e compatível com todos os celulares. Além disso, o jogo pode acontecer de forma rápida, afinal as mensagens de texto chegam em minutos ao destinatário.
Se você não quer ficar controlando essas respostas e verificando quem irá passar de fase, o SMS marketing também pode ser automatizado.
Se você adquirir uma palavra chave, como o nome da marca ou algo relacionado ao produto, os clientes que enviarem essa palavra ao seu número recebem uma resposta automática, que você escolhe. Use esse recurso e abuse da criatividade.
Use no mundo offline
Para expandir ainda mais essa estratégia, você pode usar a gamificação no mundo offline. Além de criar suas campanhas de SMS marketing, crie pequenos jogos que irão motivar os seus clientes a agirem. Você pode fazer na sua loja física, como preferir.
Lembre-se de que as regras precisam ser bem explicadas, o jogo deve ser acessível a todos os seus clientes e os prêmios precisam fazer valer a pena o esforço. Assim você promove boas experiências aos clientes e fortalece a sua marca em todos os canais de comunicação.
Se você ainda não sabe na prática como funciona o SMS marketing, crie a sua conta teste na Facilita Móvel, ela é gratuita e sem compromisso. Você ganha 15 envios para usar como quiser e pode conferir todos os relatórios, além das ferramentas extras como o SMS2EMail. O nosso suporte irá lhe auxiliar com todos as dúvidas que surgirem!
Usando o seus SMS de teste, você já pode testar a sua ideia para um game, para apresentar ao seu superior ou cliente como ele seria na prática. Aproveite a ferramenta e conheça o poder das mensagens SMS para aumentar as suas vendas.