Sua empresa usa a comunicação inclusiva?
As campanhas de comunicação e marketing da sua empresa conseguem conversar com todos os públicos? Pessoas com diversos tipos de deficiência também devem ser ouvidas e alcançadas, afinal elas são cidadãs e consomem produtos e serviços como qualquer outra pessoa.
Mas como deixar as suas ações de comunicação mais inclusivas para todos? Existem algumas coisas simples que você pode começar a fazer, muitas vezes sem custo. Continue lendo para descobrir!
Adapte seus conteúdos de marketing
Vamos começar com suas mensagens de SMS marketing. Uma coisa importante é que elas sejam legíveis por softwares, sendo acessíveis para pessoas com baixa ou nenhuma visão.
Por isso, evite os caracteres especiais, as abreviações e outras expressões, pensando em quem vai ouvir seu SMS e não lê-lo.
Depois, procure deixar o seu site acessível, com um alto contraste para pessoas de baixa visão. Há também ferramentas que traduzem seu site para libras, o que pode ser uma boa alternativa. Os vídeos também merecem uma atenção sua: que tal colocar legendas nos próximos?
Por último, inclua essas pessoas de fato nas suas campanhas de publicidade. Seja em fotos ou vídeos, procure representar em suas imagens pessoas de todos os tipos. Isso de fato faz as pessoas se sentirem incluídas e a sua marca consegue conversar com elas.
Ouça os diferentes públicos
Não espere uma crise de imagem afetar a sua empresa para refletir sobre o tratamento que as pessoas com deficiência têm ao entrar em contato com a sua marca. Se você não faz parte desse tipo de público, deve primeiramente saber ouvir.
Algumas organizações procuram consultorias para isso, deixando a empresa acessível como um todo. Caso não queira fazer esse investimento, pesquise e estude sobre o tema, afinal a sua empresa pode inovar dando atenção a um público pouco acolhido.
É interessante também que você faça pesquisas de satisfação. Você pode criar uma campanha de SMS colhendo respostas de seus clientes. Pergunte sobre a acessibilidade e representatividade de suas ações de comunicação e saiba filtrar bem as sugestões.
Estude as campanhas da concorrência
Há empresas criando aplicativos para deficientes, repensando o padrão de beleza que usam em suas campanhas publicitárias, procurando ouvir mais. Não deixe a sua marca ficar para trás e acompanhe esse movimento para a igualdade.
Estude as campanhas que a sua concorrência está fazendo, sejam as mensagens SMS, o site, os vídeos, os posts de redes sociais. Isso é muito importante para se manter sempre com referências, ideias e também saber o que está dando mais certo para quem conversa com o mesmo público que você.
O foco deve ser a relevância de seus conteúdos e de suas campanhas para todas as pessoas que possam vir a se tornar suas clientes. Pense fora da caixa e inove nas suas campanhas, sempre pensando no lado social e se colocando no lugar do outro.
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