Marketing para adolescentes: o que fazer
No dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Adolescente. Esse público tem seus hábitos, gostos e necessidades específicos. Muitas marcas falham em se comunicar com adolescentes, perdendo muitas oportunidades de conquistar clientes.
Continue lendo esse post para saber as nossas principais dicas para fazer comunicação de marca com essa faixa etária! O importante é sempre agregar valor e fazer um tipo de marketing para cada segmento de clientes. Isso é tão visado que a expressão "teen market" (mercado adolescente) existe desde 1965.
Esteja no celular de seus clientes
O público adolescente da sua marca pode ter muitos gostos diferentes entre si, mas há uma grande probabilidade de todos usarem um telefone celular. O aparelho faz parte do dia a dia dos jovens e é por ele que os adolescentes se comunicam, consomem conteúdo e até fazem compras.
Neste sentido, o SMS marketing é a opção que mais pode ter um custo x benefício. Com poucos centavos por envio, é possível criar uma campanha que irá atingir a todos os jovens de sua base de contatos.
O teor das campanhas pode (e deve) variar. Em algumas mensagens, foque em conteúdo e dicas simples sobre seu produto ou serviço. Se for um cafeteria, destaque os benefícios de certos alimentos e sugira que o jovem leve os amigos ao local. Em outros SMS, apresente promoções e lançamentos no cardápio.
Conteúdos digitais para conquistar
Vídeos, podcasts, transmissões ao vivo, listas, testes? São muitos os tipos de conteúdos que os jovens consomem na internet. A sua empresa pode se beneficiar disso criando os próprios materiais para fortalecer a marca.
Você pode criar um teste de personalidade relacionado aos seus produtos, criar uma lista de dicas interessantes, fazer um conteúdo mais humorístico e por aí vai. O adolescente precisa primeiro ter esse relacionamento com a marca, para depois receber anúncios de produtos e promoções.
Não se esqueça de enviar o link para os seus conteúdos aos jovens sempre por SMS. Assim o material irá ter um bom alcance, afinal as mensagens de texto são lidas por 98% das pessoas que as recebem. Outra dica é encurtar a URL para ficar melhor, visualmente, no corpo da mensagem.
Menos interrupção, mais engajamento
As propagandas para os jovens estão cada vez menos com ?cara de propaganda?. Esse público normalmente paga por serviços para reduzir o número de publicidade que consomem, como acontece com a Netflix.
Por esse motivo, as peças publicitárias devem sempre ter o objetivo de entreter e informar, só para depois vender. A experiência com o conteúdo publicitário deve ser positiva. Por isso que, quando o jovem receber seu SMS, deve ter a ideia de estar conversando com alguém próximo e não com uma empresa.
Dê prioridade às dicas, aos conteúdos de valor, ao tom informal e sempre ao respeito. Se ele optar por sair da sua lista e não receber mais mensagens, faça com que os SMS não sejam mais enviados.
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