Comunicação para profissionais de coaching
Você sabia que em 2015 já existiam 25 mil coaches no Brasil? Segundo a AESC (Association of Executive Search and Leadership Consultants), 51% dos executivos acreditam que o coaching é fundamental para se manter no mercado.
Se você faz parte do mercado de coaching ou deseja se tornar um profissional da área, deve saber que a comunicação é importante dentro desse processo. É por meio dela que o coach poderá manter um relacionamento com o coachee (cliente) e se tornar mais relevante.
Para quem tem rotina agitada e encontra diversos clientes por dia, além de frequentar reuniões e eventos, pode ficar difícil cuidar dessa parte. Por isso que as mensagens SMS são a solução ideal para os coaches.
Abaixo estão algumas sugestões se você deseja se comunicar com os coachees/clientes, fidelizar essas pessoas à sua marca e se manter relevante. São ideias de campanhas de SMS que podem ser criadas online e têm um grande impacto no relacionamento com o público.
Aniversário de clientes
Uma forma automatizada e simples de se fazer campanhas de SMS corporativo é enviar mensagens de aniversário. Só é necessário habilitar essa ferramenta dentro de uma plataforma de envios, como a Facilita Móvel.
A data de nascimento de cada cliente deve estar cadastrada na plataforma, assim como os números de telefone e os nomes. Dessa forma, cada um receberá no dia de seu aniversário, pela manhã, uma mensagem sua.
Esse conteúdo pode ser personalizado, se houver o uso das variáveis. É possível que cada coachee receba, por exemplo, um SMS que comece com o seu próprio nome. Isso pode ser feito de forma automática dentro da plataforma.
Curadoria de conteúdo
Coaches geralmente são referências em determinados assuntos. Eles auxiliam seus clientes a atingirem seus objetivos por meio de sua experiência e seu conhecimento. Para validar ainda mais esse conhecimento, a curadoria de conteúdo é uma boa estratégia.
É possível enviar, semanalmente ou a cada 15 dias, dicas de artigos, vídeos, notícias, cursos e eventos à base de contatos.
O ideal é que seja por meio de um link enviado dentro do SMS. Esse link deve ser encurtado, para ficar mais amigável e economizar caracteres. O limite da mensagem é de 160 caracteres, com espaços.
Para que esse tipo de comunicação seja ainda mais efetivo, é recomendado que os conteúdos sejam enviados para grupos separados, de acordo com o interesse.
Você pode criar, dentro da plataforma, grupos de empreendedores, por exemplo, pessoas da área tecnologia, marketing, entre outros.
Datas comemorativas
Por último, aproveitar as datas comemorativas é essencial para todos os coaches que querem se manter presentes na vida de seus clientes.
Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cliente e Natal e são apenas algumas das datas mais importantes.
Para maior praticidade e produtividade, é possível deixar essas campanhas pontuais agendadas desde o início do ano, por exemplo. Basta criar o conteúdo, de preferência um texto original, e programar o disparo para a data desejada.
Quem ainda não utiliza a comunicação por SMS pode fazer um teste gratuito na Facilita Móvel e enviar 15 mensagens sem custo. Basta fazer um cadastro e conhecer as vantagens de uma comunicação eficaz com os clientes.