Comunicação por SMS para empresas de treinamento
Mensagens SMS têm 98% de taxa de abertura. Por isso podem ser muito benéficas para os resultados de empresas de treinamentos, sejam elas na área de gestão ou em conhecimentos mais específicos.
Nesse segmento, os SMS podem servir para diversos objetivos, como fortalecer a empresa e a percepção que as pessoas têm da marca. Tudo isso de acordo com o orçamento de cada organização.
Relacionamento com clientes
As mensagens de texto que são disparadas por uma plataforma de envio de SMS chegam ao celular de cada um dos contatos. Cada cliente recebe a informação como se fosse exclusiva para ele, tornando o SMS um meio mais pessoal de se comunicar com o público.
A proximidade com os clientes aumenta e isso impacta diretamente nos resultados, em curto ou longo prazo. Aproveite esse meio para enviar mensagens de aniversário, parabenizar em datas comemorativas e agradecer pelas matrículas realizadas, por exemplo.
Informações e dicas relevantes
O processo de ensino não precisa durar somente no período em que o professor está com os alunos ou colaboradores de uma empresa. Essa troca pode continuar e ajudar no fortalecimento da marca da empresa de treinamentos.
Uma dica de como fazer isso na prática é o envio de dicas interessantes a quem participou de um treinamento. Pode ser o link de um conteúdo (do site da própria empresa ou de terceiros), uma informação rápida ou uma indicação de livro ou filme.
Para que esse tipo de SMS tenha ainda mais eficácia, é importante dividir os contatos em grupos. É interessante ter uma lista de contatos para cada tipo de treinamento. Dessa forma, cada pessoa receberá conteúdos de acordo com seu assunto de interesse.
Avisos e convites de cursos
O objetivo de qualquer ação de marketing é aumentar a receita da empresa, certo? No caso dos treinamentos, o foco das campanhas de SMS deve ser fazer com que os alunos voltem a realizar os cursos e indiquem a empresa para amigos.
Depois que foram realizadas as ações de relacionamento, como o envio das mensagens de aniversário, é interessante divulgar novas turmas para atrair esses alunos. A mensagem deve conter data, local e assunto do curso.
Nossa dica é sempre incluir um link nas mensagens SMS, para que as pessoas que recebem possam ter acesso a mais informações e realizar a matrícula. Esse endereço deve ser encurtado para caber no espaço permitido de 160 caracteres.
Pesquisa de satisfação
Por último, nossa dica é fazer uso das campanhas de mensagens de texto para saber as opiniões dos alunos da empresa. As mensagens SMS não servem apenas para falar ao público, mas para ouvir o que ele tem a dizer.
A melhor parte é que os alunos e clientes não precisam ter saldo no celular para participar da pesquisa. Ao receberem a pergunta por SMS, eles podem responder sem custo. Basta que a empresa tenha saldo em sua plataforma de envios.
Todas as respostas podem ser conferidas diretamente na Facilita Móvel, se a campanha for realizada em nossa plataforma. Elas também podem ir direto para a caixa de e-mails do responsável, tornando a análise das opiniões mais rápida.
PS: As empresas de treinamentos que ainda não conhecem a eficácia das mensagens SMS podem fazer um teste gratuito e ganhar 15 envios para melhorar a comunicação com os alunos!