Calculando o ROI de suas campanhas de SMS
Você já se perguntou qual é o retorno exato que suas campanhas de SMS marketing dão para sua empresa?
Esse tipo de comunicação tem o poder de estreitar o relacionamento entre marcas e clientes, porém quando não é usado de forma correta pode não dar os resultados esperados.
Para saber se há algo de errado em suas campanhas e que precise ser repensado, saber o ROI é fundamental.
A sigla significa Retorno sobre Investimento e é uma forma de saber se a estratégia de SMS está sendo bem sucedida na empresa.
Continue lendo para saber como calcular esse indicador e o que fazer se as suas campanhas não estiverem tão bem quanto deveriam:
Saiba qual é a sua receita
O primeiro passo é saber o quanto a sua empresa teve de receita a partir das campanhas de SMS.
Isso pode ser fácil se você tem um e-commerce ou vende produtos digitais, por exemplo. Basta rastrear as visitas que chegaram ao seu site por meio do link enviado por SMS e quais as compras que foram feitas.
Já se você tem uma loja física, existe uma solução para rastrear essas compras originadas das mensagens de texto: peça que o cliente apresente um código ou simplesmente diga que recebeu o SMS, em troca de um desconto.
Como calcular o ROI
Agora que você já tem o número do quanto a sua empresa faturou a partir das campanhas de SMS marketing, há uma fórmula que você precisa utilizar:
ROI = (receita - investimento) / investimento
O investimento é nada mais do que o valor que você investiu em seu marketing por SMS no período. Preferencialmente, calcule o ROI de toda a sua campanha ou faça isso por mês, se os envios são contínuos.
Como resultado você terá um número que, se dividido por 100, dirá a porcentagem de sucesso da campanha. Quanto mais próximo de 100% (ou se passar disso), melhor para a sua empresa e a estratégia pode continuar como está.
O que fazer com o resultado
Um ROI muito baixo pode significar que algo está errado em seu relacionamento com os clientes, por isso as vendas não estão acontecendo.
Isso exige uma investigação a fundo, então é preciso saber como cada pessoa se sente em relação à sua marca.
Quando o retorno sobre o investimento é de menos da metade, por exemplo, uma sugestão é realizar uma pesquisa de satisfação para saber as opiniões dos clientes.
Outra ideia é apostar em diferentes conteúdos no SMS para saber se isso irá causar um impacto.
Muitas vezes os clientes não desejam receber apenas propagandas. Procure enviar em suas mensagens um conteúdo mais relevante para que a marca volte a ser apreciada pelo público.
Isso fará com que as publicidades, quando forem enviadas, tenham uma recepção muito melhor.
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