Como os SMS podem ser usados em época de vestibular
Em muitas universidades ele acontece duas vezes ao ano (ou até mais) e é a forma com que os alunos ingressam no curso que desejam. O vestibular é o momento em que as instituições de ensino mais devem investir em formas de comunicação e marketing.
O envio de SMS em massa, por exemplo, é ideal para essas ocasiões como o vestibular. Cada mensagem pode ser disparada para milhares de telefones ao mesmo tempo e custa pouco se compararmos com outros tipos de comunicação.
Além disso, os jovens estão cada vez mais conectados aos seus celulares, fazendo com que a leitura do SMS da universidade seja quase imediata. Continue lendo para conhecer mais sobre o uso dessa forma de marketing:
Divulgação do vestibular
A primeira campanha de SMS que a universidade deve fazer em época de vestibular é para informar que ele irá acontecer. O ideal é que o envio seja feito somente para pessoas que ainda não são alunas (jovens que estão no ensino médio, etc).
Uma forma de conseguir esses números de telefone é disponibilizar materiais na internet ou realizar eventos que precisem de uma inscrição prévia. Assim, essas pessoas poderão ser contatadas quando o período de inscrição do vestibular for iniciado.
Na mensagem, é importante que esteja descrito o prazo para quem está interessado em fazer a prova, além das datas, horário e local. É importante que haja um link para o site da universidade, onde as pessoas poderão ter mais informações.
Informações antes das provas
Antes da prova do vestibular, é fundamental que a comunicação com quem vai realizar a prova seja constante. Isso evita faltas, atrasos e diversos outros imprevistos. Além disso, faz com que as pessoas confiem mais na universidade e tenham uma boa experiência.
Existem vários tipos de mensagens que podem ser enviadas no período antes das provas. Alguns exemplos de campanhas que podem ser criadas são: aviso da sala onde cada aluno deve realizar a prova, informações sobre o pagamento de taxas, opções de transporte, etc.
Vale ressaltar que, se a universidade utiliza uma plataforma de SMS como a Facilita Móvel, os contatos não pagam para responder a mensagem. Se um aluno inscrito no vestibular retornar a mensagem com uma dúvida ou mesmo uma reclamação, ela só terá custo para a própria universidade.
Relacionamento com os contatos
Após o período das provas do vestibular, a divulgação da lista de aprovados também é um bom motivo para entrar em contato com o público da universidade. Porém, o relacionamento com essas pessoas não precisa parar por aí, elas tendo ingressado ou não na instituição.
Eventos dentro da universidade, novos processos seletivos, cursos de extensão ou de idiomas... São muitas as ocasiões em que as campanhas de SMS podem servir para impactar mais pessoas e trazer mais alunos, além de fortalecer a marca da universidade.
Para testar a ferramenta de envio de SMS da Facilita Móvel e ganhar 15 créditos para utilizar como quiser, basta preencher o cadastro! Além de fazer os envios, quem realiza o teste pode conferir relatórios completos e receber as respostas direto na caixa de e-mails.