Novo

Conheça a história das mensagens SMS

Conheça a história das mensagens SMS

Com mais de 25 anos de história, as mensagens SMS (Short Message Service) se fazem presentes no dia a dia de pessoas e empresas, contribuindo para a comunicação e a conquista de resultados. Continue lendo para saber mais sobre a origem desse tipo de mensagem:


O conteúdo do primeiro SMS


A primeira mensagem SMS da história foi enviada no dia 3 de dezembro de 1992 no Reino Unido. A ideia, porém, já existia desde 1984. O disparo foi feito por Neil Papworth, engenheiro da empresa Vodafone, de um computador para um celular.

O conteúdo da primeira mensagem SMS? "Merry Christmas" (Feliz Natal). Quem a recebeu foi o diretor da Vodafone, Richard Jarvis. O SMS natalino de Papworth, porém, foi apenas um teste, afinal seu destinatário não poderia ao menos responder, já que os celulares da época não tinham teclados.

O primeiro envio de SMS como ele foi popularizado mais tarde, de celular para celular, foi somente feito um ano depois. Quem fez o envio foi o finlandês Riku Pihkonen.


Os avanços tecnológicos


Visando facilitar o envio de mensagens SMS entre telefones celulares, a empresa Nokia lançou em 1997 o primeiro aparelho a contar com um teclado QWERTY.

Logo depois, foi ativada a possibilidade de enviar mensagens para pessoas em qualquer outra rede, fazendo das mensagens SMS uma comunicação global.

Em 2007, a popularização das mensagens SMS começou a acontecer. Nesse ano, o número de mensagens enviadas entre celulares superou o número de ligações. Não é à toa que esse tipo de comunicação mais rápida e objetiva inspirou o modelo de negócios do Twitter.

Também foi nessa época que esse tipo de comunicação começou a ser mais usada por empresas que visavam aumentar os resultados, devido aos excelentes índices de abertura dos SMS.


As mensagens de texto hoje


Hoje em dia, as mensagens SMS já dividem espaço na tela dos usuários com os aplicativos de comunicação. Esse tipo de mídia, porém, ganhou muita força como estratégia de marketing e comunicação corporativa.

Por ser recebido em alguns segundos pelos destinatários, permitir muitas vezes uma resposta sem custo e ser lido instantaneamente (afinal contém no máximo 160 caracteres), o SMS se tornou um aliado para conquistar e fidelizar clientes.

As plataformas de envio de mensagens em massa pelo computador facilitam o dia a dia de empresas nas áreas de comércio e serviços, contribuindo com seu crescimento.

Em 2017, a estimativa era que as mensagens SMS já eram utilizadas para atingir mais de 6 bilhões de usuários de telefones celulares em todo o mundo. Somente nos Estados Unidos, são enviados 2 trilhões de SMS por ano.

O crescimento da funcionalidade se deve também ao fato de ser compatível com qualquer modelo de celular e o disparo poder ser feito de qualquer software, por meio das integrações entre sistemas.

Para começar o seu teste gratuito na Facilita Móvel e ganhar 15 envios de SMS para conhecer o poder desse tipo de comunicação, faça o seu cadastro!



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também