O que pode fazer o seu SMS não ser entregue corretamente
Algumas vezes, quando você está criando a sua campanha de SMS marketing, pode acontecer de sua mensagem apresentar erros de envio ou aparecer ao cliente de forma incorreta.
Isso pode ocorrer devido a vários fatores e sempre é possível evitá-los para que sua campanha seja mais eficaz e chegue da forma esperada aos clientes. Confira os principais deles:
Uso de acentuação
Devido a uma padronização das mensagens SMS, em muitos aparelhos as letras acentuadas podem aparecer com erros. Ou seja, um "você" pode aparecer como "voc?" em alguns celulares, então o ideal é que não sejam usados acentos.
Se você se deparou com esse tipo de erro, você pode escrever as palavras sem o acento (por exemplo, "voce") ou mesmo reformular a mensagem para que essas palavras com acento não sejam necessárias.
Mensagem muito longa
Cada mensagem SMS deve ter no máximo 160 caracteres, incluindo os espaços. Isso quer dizer que seu conteúdo deve ser breve e ir direto ao ponto. O ideal é que, se você tem muitas informações para passar aos clientes, seja inserido um link para seu site, ou para uma imagem com mais informações.
Se você não planejou a sua campanha corretamente e criou uma mensagem com mais de 160 caracteres no total, o risco que você corre é de ter sua mensagem cortada no final. Por isso, o tamanho do texto é o principal fator para levar em consideração na criação do conteúdo.
Erro na utilização de variáveis
Em plataformas de envio de SMS em massa como a Facilita Móvel, é possível utilizar variáveis para que as mensagens sejam customizadas. Por exemplo, cada vez que você digita cl1 no texto do SMS, esse termo é substituído pelo nome do cliente.
Para que isso funcione corretamente, é preciso que o nome de cada pessoa esteja cadastrado no sistema, por isso é importante verificar esses dados. Também é fundamental saber se o número de letras do nome da pessoa não fará com que o SMS passe da quantidade de 160 caracteres.
Números incorretos
Por último, um detalhe que pode fazer com que muitas das mensagens da sua campanha de SMS não sejam enviadas é a presença de números incorretos no cadastro ou em sua planilha. Pode estar faltando alguma informação ou mesmo o telefone pertencer a outra pessoa, e não o seu cliente.
É importante que todos os números tenham o DDD e, se você optar por fazer a importação de contatos ou envio por arquivo, que os números (+ o DDD) estejam na primeira coluna da planilha. Não é necessário que esteja incluído o nono dígito, pois a plataforma faz a correção automaticamente no momento do envio.
Para conhecer mais sobre o poder das mensagens SMS para o marketing da sua empresa, crie a sua conta teste e ganhe 15 envios gratuitos.