Marketing com o melhor custo-benefício para cabeleireiros
No dia 3 de novembro comemora-se o Dia do Cabeleireiro em alguns países, como Portugal. A data é uma homenagem ao dia do padroeiro da profissão, São Martinho de Porres. Para celebrar a ocasião, elaboramos algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de atrair e fidelizar clientes em qualquer salão de beleza ou barbearia.
Divulgue suas promoções e fidelize clientes
Se você está com uma promoção especial no seu salão de beleza e deseja que toda a sua base de clientes saiba disso, a melhor ferramenta é o SMS. Isso porque as mensagens de texto têm 98% de abertura e chegam a todos os tipos de telefone, independente do sinal de internet.
O primeiro passo, claro, é escolher uma boa plataforma para enviar SMS e cadastrar todos os seus contatos. Isso pode ser muito rápido se você já tiver essas informações em uma planilha. Além do número do celular, não se esqueça de cadastrar nome, data de aniversário e tudo o que achar relevante sobre seus clientes.
Depois, é só redigir a sua mensagem. Ela deve ter até 160 caracteres e não pode conter acentos ou símbolos, pois eles podem não ser lidos corretamente em alguns aparelhos de celular. Veja alguns modelos para você se inspirar:
"Fique linda para as festas de fim de ano! Corte e hidratação com 20% de desconto até o dia 20/12. Marque seu horário respondendo essa mensagem."
"Está pensando em iniciar o ano de cabelo novo? Marque seu horário para coloração respondendo a essa mensagem!"
"Não deixe sua barba nas mãos de qualquer um! Temos os melhores profissionais para cuidar da sua aparência. Te esperamos de seg. a sáb. até às 19h."
Envie mensagens automáticas de aniversário
É importante não entrar em contato com os clientes do seu salão de beleza ou barbearia apenas para vender algum serviço. Uma boa oportunidade de manter esse relacionamento é enviando mensagens em uma data muito especial para eles: o aniversário.
Se você já utiliza uma plataforma para envio de mensagens, pode habilitar a função de mandar SMS de aniversário automaticamente. Essa mensagem não precisa ser impessoal, só por ser automática. Utilizando as variáveis, você pode fazer com que cada SMS chegue com o nome do cliente no texto, por exemplo.
Habilitando essa ferramenta, você ganha tempo, pois a plataforma envia as mensagens para você, e faz com que a sua marca esteja presente na vida de cada cliente. Tenha certeza de que eles se lembrarão de você sempre que precisarem, se você entrar em contato nos momentos certos.
Aproveite datas comemorativas no relacionamento com clientes
Outra oportunidade de manter um relacionamento com o público do seu salão, sem gastar muito, é utilizar as datas comemorativas para criar campanhas de SMS. Para que essa estratégia funcione, você precisa de um bom planejamento, um calendário de marketing e, acima de tudo, conhecer os seus clientes.
Saiba quais são as datas comemorativas que têm a ver com o seu negócio (como o Dia da Mulher, Dia das Mães ou dos Pais, Dia das Crianças...) e planeje as suas campanhas. Se certifique de que você terá créditos na plataforma de SMS nessas ocasiões. No blog da Facilita Móvel há diversos modelos de mensagens para utilizar em datas comemorativas, caso você esteja sem ideias.
Investindo em um bom relacionamento com a base de clientes do seu salão de beleza, você cresce na sua carreira como cabeleireiro e aumenta o seu faturamento. Se você quer conhecer como funciona uma plataforma de envio de SMS, pode fazer uma conta teste na Facilita Móvel e ganhar 15 envios para usar como quiser.