Aproveite o Dia do Livro na sua estratégia de marketing!
No próximo dia 29 de outubro será celebrado o Dia Nacional do Livro. A comemoração é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810, no Rio de Janeiro. A data pode ser uma ótima oportunidade para você se conectar com seus clientes e se mostrar como uma autoridade, independente do seu nicho!
Por que criar uma campanha para o Dia do Livro
Promovendo a leitura e dando dicas valiosas para a sua base de contatos, você aproveita para estar presente na mente de seus clientes e melhorar o seu relacionamento com cada pessoa em sua lista de contatos, seja cliente da sua empresa ou não.
É uma oportunidade de você mostrar que entende do assunto e que se importa com seu público. Além disso, é uma forma de humanizar a sua marca e também de engajar os colaboradores nessa ação.
Como você pode criar sua mensagem (agora mesmo)
O primeiro passo para aproveitar a data em sua estratégia de marketing é escolhendo o conteúdo. Você pode indicar livros que sejam úteis para o seu cliente. Se você tem, por exemplo, uma marca de roupas e acessórios, que tal fazer uma lista dos melhores livros sobre moda?
Depois, adapte o seu conteúdo para o tipo de comunicação que você vai utilizar. No caso das mensagens SMS, por exemplo, você precisa fazer um texto de até 160 caracteres, sem acentos ou símbolos. A vantagem de enviar sua dica por mensagem é a taxa de abertura, muito maior que a do e-mail, chegando a 98%.
Como cada mensagem deve ser sucinta, você pode criar várias campanhas e ir disparando com o intervalo de alguns dias entre elas, para que você possa indicar quantos livros quiser. Dê uma breve descrição e explique que sua dica é uma comemoração ao Dia Nacional do Livro.
Alguns modelos para você se inspirar
"Quer entender tudo de maquiagem para se preparar para qualquer ocasião? Recomendamos o livro De Bem com o Espelho, de Alice Salazar. Feliz Dia do Livro!"
"Feliz Dia do Livro! Nossa dica para as clientes antenadas em moda é o livro Moda Intuitiva, de Cris Guerra. Boa leitura. Loja XXX."
"Nesse Dia do Livro, uma indicação para incentivar bons hábitos em seus filhos: a leitura do livro A Boca Mágica, de Ailton Sobral. Consultório XXX."
"Para nossos clientes empreendedores, uma dica de leitura: Como o Google Funciona, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg. Boa leitura! Empresa XX."
"No Dia do Livro, indico aos pacientes a leitura do Você é o que você come, de Gillian Mckeith. Ótimo para mudar seus hábitos! Nutricionista XX."
Não importa qual será a sua mensagem ou sua dica para o Dia do Livro, o importante é sair do óbvio quando o assunto é o marketing da sua empresa. Conheça bem o seu público, saiba o tipo de conteúdo que mais lhe agrada e aproveite as oportunidades.
Para começar a sua campanha hoje mesmo, faça uma conta teste na Facilita Móvel e ganhe 15 envios para utilizar como quiser. É só cadastrar os seus contatos, redigir a sua mensagem e pronto! Você estará mais presente na vida de seus clientes.
PS: Não vai conseguir criar a sua campanha a tempo para o Dia Nacional do Livro? Programe-se, planeje seus conteúdos e crie uma campanha para o Dia Mundial do Livro, no próximo dia 23 de abril.