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Aumente as vendas da sua loja virtual sem investir uma fortuna

Aumente as vendas da sua loja virtual sem investir uma fortuna

Fazer um e-commerce crescer, nos primeiros anos de empresa, pode ser uma tarefa difícil, principalmente porque a concorrência na internet é grande e as pessoas ainda preferem fazer compras online em lojas que já conhecem.

A boa notícia é que há cada vez menos resistência a esse tipo de consumo. Segundo uma pesquisa realizada em 2017 pelo SPC, 89% dos entrevistados fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses antes da pesquisa. O levantamento também revelou que apenas 4% dos entrevistados com acesso à internet disseram nunca ter feito uma compra online.

Se você quer aproveitar essa tendência para crescer as suas vendas, mas não tem um grande orçamento para investir em campanhas de publicidade ou ações com influenciadores digitais, uma ótima opção são as mensagens SMS. Elas têm uma taxa de abertura de 98% e custam apenas alguns centavos por envios.

Cresça a sua lista de contatos

A primeira coisa a se fazer antes de começar uma campanha de SMS marketing para a sua loja virtual é ter uma boa lista de contatos. De preferência, ela deve ter apenas pessoas que se interessam pela sua marca. Enviar SMS para quem não irá realizar uma compra é desperdiçar dinheiro.

Para atrair essas pessoas, que são potenciais clientes, para a sua lista, você pode realizar várias ações. Uma delas é criar um e-book ou webinar. Se a sua loja virtual vende eletrônicos, crie um conteúdo sobre como tirar boas fotos com uma câmera ou com o celular, ou ensine como utilizar algum software. Para que as pessoas baixem esse e-book, faça com que seja necessário informar nome e número de celular.

Outra forma de crescer sua lista é realizar um sorteio, em que seja necessário colocar essas informações para concorrer ao prêmio. Divulgue o prêmio e a forma de participar no site da loja e em todas as mídias sociais. Aproveite datas comemorativas, como o Dia das Crianças ou Natal, para realizar um sorteio temático.

Envie conteúdos relevantes

Agora que você já tem uma lista de contatos com pessoas interessadas na sua marca, você já tem potenciais clientes que precisam ser trabalhados. Passe essa lista de contatos para um site de envio de SMS e comece as suas campanhas.

O ideal é que você não envie promoções para aquelas pessoas que tiveram pouco contato com a sua loja virtual. Antes, procure mandar conteúdos que essas pessoas que baixaram seu e-book, ou participaram de seu sorteio, iriam gostar de receber em seus telefones.

Se o seu e-commerce vende roupas ou acessórios, envie mensagens SMS com dicas de tendências dos últimos desfiles ou dicas de como combinar as peças ou até mesmo fazer com que elas durem mais tempo. Use a criatividade e você irá se tornar uma autoridade no assunto, apenas utilizando mensagens de texto.

Crie ofertas imperdíveis

Agora que você já tem uma autoridade no assunto e faz das suas mensagens SMS algo prazeroso para os seus potenciais clientes, está na hora de oferecer os seus produtos para essas pessoas.

Crie uma campanha em sua plataforma de envio de mensagens, informando aos seus contatos sobre os produtos que estão com desconto, ou então aqueles que chegaram agora ao seu estoque. Diga por que as pessoas devem conferir a oferta e até quando ela irá durar. Não se esqueça de inserir um link para o site da sua loja!

É muito importante encurtar o link para a sua oferta em sites como o Goo.gl ou Bit.ly. Dessa forma, você não desperdiça espaço, afinal uma mensagem SMS só pode ter, no máximo, 160 caracteres. Você também pode personalizar o link e ter acesso ao número de pessoas que clicou (e a origem desse tráfego).

Invista no relacionamento com clientes

Se você já conseguiu que os contatos da sua lista realizassem suas primeiras compras, está no caminho certo! Agora, o seu objetivo é fazer com que essas pessoas sejam fiéis à sua marca, procurando a sua loja virtual sempre que precisarem do que você oferece.

Para fidelizar clientes, cada interação que você tem com eles é importante. Mostre que você se preocupa com eles. Uma forma de fazer isso é manter as pessoas informadas sobre o status de entrega dos produtos. Envie por SMS o código de rastreamento toda vez que a compra sair do seu estoque.

Outra forma de melhorar o seu relacionamento com os clientes da loja online é saber a data de aniversário de cada um. Dessa forma, você pode programar mensagens automáticas de aniversário, personalizadas com o nome de cada cliente. É uma atitude simples que faz a sua marca ficar na mente das pessoas.

Para conferir nossas ideias de mensagens de aniversário para clientes prontas para você copiar e colar, veja este post sobre SMS de aniversário.



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