Marketing por SMS ou pelo Facebook: qual escolher?
Com o avanço da tecnologia, existem cada vez mais formas de se fazer marketing e atrair clientes dentro de uma empresa. Apenas para citar algumas formas, é possível fazer marketing por mensagem SMS, criar conteúdo para as redes sociais, fazer um blog ou criar vídeos para o Youtube.
Neste post, vamos comparar o marketing por mensagens SMS e o marketing utilizando o Facebook. Vamos considerar que você tem orçamento limitado e conta com uma equipe pequena, o que é o caso de muitas empresas no Brasil. Confira o nosso comparativo:
Alcance do seu conteúdo
Segundo uma pesquisa realizada em 2015, o alcance orgânico do Facebook (que você tem quando não promove uma publicação) para uma página com até mil curtidas é de 22,80%. O alcance percentual vai baixando conforme o número de curtidas aumenta. Uma fanpage com mail de um milhão de curtidas, por exemplo, tem alcance orgânico de 2,27%.
Logo, os benefícios de publicar no Facebook variam muito de acordo com o tamanho da sua página e as taxas de engajamento que você normalmente percebe. Porém, a regra é que a maioria das pessoas nunca verá o que você posta.
Já com as mensagens SMS, a taxa de leitura é de 98%. Isso acontece porque passamos cada vez mais tempo conectados aos nossos celulares e a mensagem de texto aparece na tela, como uma notificação, a cada cliente da sua base de contatos. Mesmo que seu cliente não leia o conteúdo completo, irá visualizar uma parte dele quando a mensagem chegar.
Tempo de entrega
Quando você cria um post no Facebook, ele pode demorar até 12 horas para alcançar todo o seu potencial (isso não significa que ele irá atingir todos os seus seguidores, como mencionado no parágrafo acima). Logo, se você quer lembrar o seu público de alguma promoção de curto prazo ou de algum evento que ocorrerá no mesmo dia, pode não ser a melhor opção.
O tempo médio de entrega da mensagem SMS é de três a cinco minutos, se você optar pelo envio por número curto, e até dez minutos se você optar por enviar por um número longo. Isso é uma vantagem se você deseja obter uma resposta rápida do seu público.
Custo em dinheiro
Se você está satisfeito com o alcance orgânico que você tem em suas postagens no Facebook, esse tipo de estratégia de marketing não tem custo para a sua empresa. Porém, para que seu post impacte mais pessoas, é preciso investir na ferramenta, de acordo com o alcance desejado.
Enviar SMS tem o custo de alguns centavos por mensagem e, como o conteúdo chegará ao telefone de todas as pessoas, as chances de que a sua campanha se transforme em vendas é muito mais alta. O envio de 500 mensagens custa, por exemplo, R$ 50, ou seja, R$ 0,10 por envio.
Tempo investido na criação do conteúdo
Para que você tenha um alcance orgânico maior no Facebook, é preciso ter um cuidado na criação do seu conteúdo. As publicações com maior alcance são geralmente imagens, vídeos ou GIFS. Por isso, é preciso ter uma pessoa da sua equipe dedicada à criação desse tipo de conteúdo, de preferência com conhecimentos em design, redação e produção de vídeos.
Se você não conta com esse tipo de profissional na sua equipe de marketing (ou até mesmo não tem uma equipe de marketing), a mensagem SMS pode ser uma solução mais simples. Para fazer uma campanha e atingir todos os seus clientes, tudo que você precisa é redigir uma mensagem de até 160 caracteres.
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