5 princípios psicológicos e como utilizá-los no SMS marketing
As mensagens SMS são um meio de se comunicar com os clientes que gera uma alta conversão. Isso se deve ao grande alcance, pois 98% das mensagens enviadas são lidas, mas também depende da força do que é dito ao cliente.
Abaixo estão cinco princípios psicológicos, muito utilizados pelo neuromarketing, que podem fazer as suas mensagens SMS gerarem muito mais resultados. É possível aplicá-los mesmo em um texto de 160 caracteres. Você verá a diferença nas suas vendas!
1. Reciprocidade
As pessoas se sentem compelidas a retribuir toda vez que recebem o favor de alguém. Pense em algo que você pode fazer pelo seu cliente e esse gesto com certeza será retribuído. Você pode oferecer brindes a quem passar pela sua loja ou enviar algum conteúdo que vá ajudar o seu cliente. Alguns exemplos de mensagem:
"Quer conhecer a nossa nova linha de cosméticos? Temos um presente para você! Passe em nossa loja e resgate um creme hidratante gratuito até 25/07."
"Para lhe ajudar em sua reeducação alimentar, elaboramos um guia com receitas rápidas para o dia a dia! Baixe gratuitamente seguindo o link: xxxx.com."
"Evite pendurar seus suéteres em cabides! Prefira dobrar a peça para evitar que ela fique larga e sem forma. Uma dica da loja XXX."
2. Autoridade
Você precisa ser uma referência no seu ramo e gerar autoridade nos seus clientes. Mostre a eles que você entende do assunto e que há especialistas na sua empresa. Alguns exemplos:
"Nossa empresa foi mais uma vez destaque no Prêmio X! Nosso agradecimento especial a todos os nossos clientes que acreditam em nosso potencial."
"Venha realizar seu plano de reeducação alimentar com a nutricionista Letícia, com mais de 20 anos de carreira e especializada em alimentação sem lactose."
"Transforme os seus cabelos no salão que está há mais de 15 anos no ramo de coloração! Agende seu horário respondendo essa mensagem."
3. Validação Social
Antes de decidir comprar alguma coisa, somos influenciados pelas opiniões de outras pessoas e pelo fato de esse item ser muito procurado. É por isso que um restaurante com fila na porta, por exemplo, é visto de forma mais positiva pelas pessoas. Veja como utilizar esse princípio psicológico em suas mensagens SMS:
"A base efeito matte da marca X é a favorita de muitas blogueiras de beleza do Brasil! Compre em nosso site com frete grátis."
"O filme Mulher Maravilha já ultrapassou os U$ 750 milhões de bilheteria ao redor do mundo! Adquira seu ingresso online ou em uma de nossas unidades."
"O nosso vídeo sobre o último lançamento da marca Y já alcançou mais de 100 mil visualizações! Assiste pelo link: xxxx.com."
4. Escassez
Quanto menos disponível alguma coisa é, mais valiosa ela parece aos seus clientes. Esse princípio é muito utilizado em lojas online, que sempre colocam o número de itens de determinado produto que estão no estoque. Veja como aplicar em suas mensagens:
"As inscrições para o nosso Congresso de Empreendedorismo se encerram amanhã! Corra para garantir seu ingresso em nosso site."
"Restam apenas duas vagas para o curso de Edição de Vídeos, que ocorrerá no próximo final de semana. Faça a sua inscrição online: xxxxx.com."
"Faça já a sua reserva para o Dia dos Pais em nosso restaurante, antes que as mesas esgotem! Ligue agora: (51) XXXX-XXXX."
5. Afeição
Somos mais influenciados por pessoas que conhecemos e gostamos, principalmente familiares e amigos. Existem várias formas de adotar esse princípio no seu marketing: programas de indicação, ações com influenciadores digitais e o marketing de relacionamento, quando você se torna próximo de seu cliente.
Programas de indicação:
"Indicando um amigo para as aulas de Yoga você ganha 50% de desconto na próxima mensalidade! Promoção válida até outubro de 2017."
"Trazendo seu amigo para nossas aulas de inglês ou espanhol, você ganha 30% de desconto nas próximas mensalidades do semestre! Saiba mais em nosso site ou ligue (51) XXXX-XXXX."
Marketing de relacionamento:
"Olá, gostaríamos de saber como está sendo a sua experiência com nosso produto! Retorne essa mensagem gratuitamente, sua opinião é muito valiosa para nós."
Utilizando esses princípios, você faz suas campanhas de SMS marketing gerarem muito mais conversões em vendas e aumenta o seu valor sobre o investimento. Para enviar 15 mensagens grátis, faça seu cadastro na Facilita Móvel.