Veja como atrair mais clientes para a sua cafeteria (gastando quase nada)
Cafeterias, independente do nicho ou local, sempre enfrentam grande concorrência e dificuldade para atrair novos clientes. Porém, antes de pensar em sua estratégia de comunicação, se certifique de proporcionar uma boa experiência aos seus consumidores. Tenha internet WiFi na sua cafeteria, tomadas para os clientes recarregarem celulares e notebooks, além de revistas e jornais.
O fato de as pessoas terem uma boa experiência no local já garante um marketing boca a boca, que ainda funciona muito para esse tipo de estabelecimento. Segundo pesquisas, esse é o fator por trás de 20 a 50% de todas as decisões de compra. Porém, existem outras estratégias para movimentar o local e aumentar o seu faturamento. Todas têm um custo muito baixo e fazem os clientes comprarem mais, além de tornar sua empresa mais relevante. Confira:
Utilize as mensagens SMS
Com alguns centavos por envio, você pode atrair clientes para sua cafeteria de uma forma muito rápida. Divulgue suas promoções, novidades no cardápio, programas de fidelidade, cupons de desconto ou até mesmo mudanças no horário ou endereço do seu estabelecimento.
O primeiro passo é ter os dados atualizados da sua base de clientes. Deixe um formulário disponível no balcão para que as pessoas forneçam seus dados para receber as novidades da cafeteria, ente outros conteúdos exclusivos por mensagem.
Já se você quer atingir o público que nunca visitou a sua cafeteria, utilize as redes sociais. Você pode trocar um brinde ou um desconto nos cafés para quem preencher um formulário com nome e número de telefone, por exemplo. Quanto mais pessoas na sua base de contatos, mais força terá sua campanha de SMS.
Faça eventos para a comunidade
Existem diversos eventos que podem ser feitos na sua cafeteria para atrair mais pessoas e ainda gerar mais repercussão nas redes sociais. Faça parcerias com artistas e designers, para que eles possam expor seus trabalhos no seu estabelecimento. Também é uma boa opção fazer um lançamento oficial de um novo item do cardápio, por exemplo.
Publique o convite para o seu evento nas mídias sociais, convide os influenciadores digitais que mais têm a ver com a proposta da sua cafeteria e não se esqueça de seus clientes mais fiéis. Para eles, envie mensagens SMS com todas as informações do evento. Se você utiliza um software de envio de mensagens, a resposta para confirmação de presença pode ser gratuita para os clientes.
Crie conteúdo para blogs e mídias sociais
O conteúdo para os meios digitais deve estar aliado à sua estratégia de marketing offline. Crie posts para o blog da sua cafeteria, com os bastidores da produção dos pratos, os benefícios do consumo dos ingredientes e até algumas receitas. Dessa forma, o seu estabelecimento terá mais destaque nas buscas feitas em mecanismos de busca como o Google.
Já no Facebook e no Instagram, publique diariamente fotos bem produzidas das opções de seu cardápio e compartilhe as fotos de seus clientes. Também escreva curiosidades sobre a própria empresa e dicas que seu público irá gostar de receber. Se possível, faça vídeos mais elaborados com as melhores imagens do local e do cardápio para o Youtube.
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