Como dominar a fidelização de clientes em 6 passos
Um desafio frequente para muitas empresas é a retenção de clientes. Essa vontade de fidelizar o consumidor ocorre por vários motivos. O principal deles é que vender para um cliente antigo é menos custoso que atrair um cliente novo.
Outro fator importante é que, quando o consumidor é muito fiel a uma marca, acaba fazendo um marketing gratuito da empresa, recomendando para familiares e amigos. É o verdadeiro cliente evangelizador, um sonho para muitas empresas.
Você já sabe o que fazer para que seus clientes voltem a comprar com você e se tornem de fato evangelizadores? Com alguns passos, você pode chegar lá, mesmo se contar com um orçamento pequeno, confira:
1. Esteja sempre em contato com o público
Uma estratégia muito importante para reter os clientes é fazer com que eles não se esqueçam da sua empresa. Por isso, esteja em contato constante com o público. Se você vende um software, por exemplo, que tal enviar um SMS ou e-mail para perguntar como está a utilização e se há alguma dificuldade? Já se você realiza tratamentos estéticos, pergunte o que o cliente está achando do resultado e como está a recuperação.
2. Dê felicitações aos clientes em aniversários
Nada melhor para fazer o cliente se sentir especial do que entrar em contato no aniversário dele, não é mesmo? O melhor é que você não precisa se lembrar de fato do aniversário de cada cliente. Isso seria impossível, dependendo do número de pessoas que compram com você. Colocando essas informações em seu software de SMS, as mensagens de felicitações são disparadas automaticamente.
O texto pode até mesmo ser personalizado com o nome do cliente, se você fizer uso dos termos variáveis corretamente. Nesse post do nosso blog você confere 10 modelos de mensagens de aniversário, de até 160 caracteres, para copiar e colar no seu software.
3. Utilize datas comemorativas
As datas comemorativas são muito utilizadas por profissionais de marketing de todas as empresas. Você pode utilizar para oferecer descontos, serviços ou produtos em edição limitada ou apenas para enviar mensagens aos clientes.
Envie um SMS à sua base de clientes desejando felicitações (somente para as mães no Dia das Mães, pais no Dia dos Pais e assim por diante) e notificando sobre cupons de desconto ou lançamentos. Nessa estratégia, é interessante ter a sua lista de contatos segmentada em grupos, como somente mulheres, somente mães, somente jovens, etc. Isso aumentará o retorno sobre cada mensagem enviada.
4. Crie conteúdo relevante para o seu cliente
Você quer que o seu cliente ame a sua marca? Que tal criar um conteúdo que irá ajudá-lo? O marketing de conteúdo é famoso por ser muito eficiente e ter um custo menor que o marketing tradicional. Elabore textos para um blog (pode ser o blog da empresa ou blog de outra pessoa, relacionado ao seu nicho) ou crie um e-book exclusivo.
Tenha em mente quais são os problemas de seu cliente, sejam eles relacionados ou não ao seu produto. Ao mostrar que você conhece o seu público e quer agregar valor a ele, sua marca atrairá muito mais fãs. Além disso, a criação de conteúdo ajuda para que seu site apareça nas primeiras páginas do Google.
5. Invista em um bom atendimento
É um fato que o seu cliente só voltará a fazer negócio com você se for bem atendido. Para que isso aconteça, uma boa equipe de atendimento ao cliente é fundamental. Invista em treinamentos para o quadro de funcionários, além de comissões relativas à qualidade do atendimento.
Para ter a certeza de que os clientes estão sendo bem tratados antes de efetuar as comissões, aposte em pesquisas de satisfação. Elas podem ser feitas por SMS, e-mail ou por um formulário em seu site. Uma boa dica é realizar essas pesquisas a cada seis meses.
6. Esteja presente nas redes sociais
Outra dica importante para se manter presente na vida do cliente e fazer com que ele não se esqueça de você é utilizar as redes sociais. As pessoas passam cada vez mais tempo no feed de notícias dessas redes, para saber as novidades de amigos ou empresas que acompanham. O ideal é fazer postagens diárias, em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Faça um conteúdo relevante, humanizado e aproveite os assuntos do momento.
Para começar a enviar SMS para seus clientes, faça um teste gratuito de 30 dias na Facilita Móvel e ganhe 15 envios para comprovar os benefícios de uma boa comunicação para fidelizar o público da sua marca.