5 passos para reuniões de marketing mais efetivas
Reuniões fazem parte do trabalho e visam melhorias na performance da empresa ou do indivíduo trabalhador. Podem parecer uma perda de tempo para algumas pessoas, mas sempre visam uma amplificação profissional. Neste texto abordaremos dois tipos de visões: a do líder e a do trabalhador. Fizemos uma divisão com 3 passos.
1 - Saber entender o clima
Nada melhor do que uma reunião em que as pessoas estejam alinhadas e concordem sobre os planos futuros, sejam eles em curto ou longo prazo. Entenda o lado do trabalho em caso de dificuldade em relação às metas. Incentive e motive em caso de insegurança. Seja o exemplo de líder que você gostaria de ter tido.
Não quer dizer que você não possa ser exigente com o próximo. Os resultados devem aparecer, mas cada um deve entender suas qualidades dentro do trabalho e entender se o que fazem é o mais adequado.
2 - Entender as qualidades de cada um da equipe
Delegar tarefas é uma tarefa mais complicada do que parece. Ainda mais quando são pessoas novas na empresa. Como distribuidor, varie as atividades e compare o desempenho, focado nas qualidades e nos pontos positivos. Dali, você percebe a contribuição. É sobre valorização: valorizamos mais o próximo quando ele realiza o que faz de melhor e o mesmo acontece conosco.
3 - Comunicar-se de forma direta
Entender o melhor horário para todos, explicar a necessidade de uma reunião, sua frequência e sobre suas vantagens. Esse é o papel de um líder, comunicar bem o cenário atual e porque cada ação é importante. No marketing, uma comunicação com sua equipe reflete várias consequências, que vão resultar em mais vendas ou não.
4 - Trabalhar sua linguagem corporal!
Tente, ao máximo, não demonstrar nenhum tipo de insegurança ou algo que aparente que você não deseja estar ali. Recomendamos também dicas de etiqueta, que são um conjunto de costumes para se portar em situações profissionais.
Por mais complicado que as coisas estejam no momento, aposto que você não deseja ter a atenção chamada por não estar focado. Olhe as pessoas nos olhos, não cruze os braços, não fique checando o celular, mantenha a sua postura.
5 - Entender que trabalhar em grupo requer harmonia
Todo grupo tem suas diferenças. Toda empresa, originalmente, é um grupo de pessoas com diferentes bagagens, opiniões e valores. Coletivamente falando, é necessário a junção das pessoas para se juntar ideias e premissas.
Abrace as diferenças, se abra para ouvir pessoas de diferentes setores, conviva com quem tem um estilo de vida diferente. Principalmente nas reuniões, reunir tantas visões diferentes resulta em melhores ideias.