Se prepare para a Black Friday 2020 com o SMS marketing!
Falta pouco para a data que movimenta o comércio, principalmente na internet, e deixa os consumidores ansiosos por boas promoções. A Black Friday desse ano será no dia 27 de novembro e tem tudo para tomar grandes proporções, pois 2020 aqueceu o comércio eletrônico e deixou as pessoas mais habituadas a comprar por sites e aplicativos.
Ou seja, se você vende um produto ou serviço, vale a aproveitar a data para vender mais. Lembre-se de que nem sempre a Black Friday visa os lucros. Muitas vezes, ela é a oportunidade de conquistar clientes novos, fazer eles conhecerem sua marca e então tornar esse relacionamento rentável com novas compras depois.
O primeiro passo é definir que tipo de desconto você pode dar sem que isso prejudique as finanças da empresa. Depois, pensar nas melhores estratégias para divulgar essa oferta e também por quanto tempo ela ficará disponível.
Aquecimento para a Black Friday
Gerar expectativa é uma ótima estratégia para suas promoções serem um sucesso. Um pouco antes, comece a enviar por SMS as informações que irão instigar seus clientes a quererem saber mais.
Você pode perguntar a eles, por exemplo, quais produtos e serviços eles querem ver na Black Friday, pois a resposta aos SMS enviados de plataformas profissionais são gratuitas aos clientes. Também é uma boa ideia dar pequenas pistas que quais ofertas a sua empresa oferecerá na sexta-feira voltada aos descontos.
Utilize o gatilho de escassez
Você já ouviu falar de gatilhos mentais? São mecanismos para gerar uma ação por parte do cliente. Um deles é o gatilho de escassez, quando seu público percebe que uma oferta é limitada e ele precisa aproveitar.
Em suas mensagens de SMS marketing, reforce a data limite para o desconto de Black Friday valer e quantos produtos ainda restam em seu estoque, ou vagas em seu curso, por exemplo. Você pode enviar uma mensagem por semana, divulgando uma nova oferta e fazendo uma contagem regressiva para as promoções encerrarem.
Também é legal usar esse gatilho por outro viés: quando a promoção é limitada para um número de pessoas. Dar um desconto maior para clientes fiéis, ou pessoas que fazem parte da sua comunidade é uma boa estratégia.
Faça um bom pós-venda
Como já dissemos no começo, a Black Friday muitas vezes não visa lucro, mas atrair e reter clientes para sua empresa. Nesse sentido, só vender o produto e nunca mais entrar em contato não traz um bom resultado.
Após a venda, programe uma mensagem SMS para que seu cliente receba alguns dias depois, e pergunte o que ele achou do produto, por exemplo. Além disso, mantenha essa pessoa em sua base de contatos.
Quando for oportuno, entre em contato novamente, como no caso das datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães ou Dia dos Pais. Também deixe programada uma mensagem automática de aniversário, para esse cliente lembrar de sua marca nesse dia especial.
São muitas as formas de fazer a Black Friday trazer bons resultados na sua empresa! Comece hoje mesmo suas primeiras campanhas de SMS e atinja suas metas de vendas ainda esse ano.