Ainda vale a pena usar telefone fixo na minha empresa?
Você sabia que 10 de março é o Dia do Telefone? A invenção foi patenteada nesse dia pelo seu inventor, Alexander Graham Bell (1847 - 1922), em 1876. Fato é que esse recurso possibilitou muitos avanços. Facilitou a comunicação no âmbito pessoal e de negócios e acelerou o processo para muitas coisas importantes. Quem nunca ficou horas pendurado no telefone com um namorado ou amiga na adolescência? Naquele tempo não tínhamos a facilidade dos SMS, dos aplicativos e das redes sociais.
Mas será que o telefone fixo ainda é algo importante de se ter hoje em dia? Confira alguns usos comuns para essa ferramenta e como (e se) eles podem ser substituídos por outros meios de comunicação mais eficientes e menos invasivos para o público.
Prospecção de clientes
Antigamente, fazer vendas começava pelo telefone. O time comercial tinha uma lista de números, para os quais devia ligar e oferecer novos produtos ou serviços, com uma abordagem padrão. Esse tipo de estratégia é marcado pela insistência e a falta de humanização no atendimento.
Fato é que essa estratégia se baseava muito mais na necessidade da empresa do que do cliente. Quem recebia a ligação não podia escolher o horário em que ela ocorria, muitas vezes ouvia ofertas pouco a ver com seu perfil e sentia muita resistência ao negar a compra do produto ou serviço.
Hoje em dia, isso pode ser feito de forma diferente. É possível fazer ofertas aos clientes e prospects de uma forma que seja mais agradável para todos. Atualmente é possível ter mais dados sobre o consumo e os gostos de cada pessoa, para oferecer soluções que realmente combinam com ela.
As mensagens SMS são uma das melhores formas de contato para esse objetivo. Você pode separar os seus clientes por listas de acordo com interesses. Assim, você envia ofertas segmentadas e a pessoa confere na hora que achar melhor, podendo responder a mensagem se tiver dúvidas ou quiser fazer a compra.
Atendimento e suporte
Com o telefone, o cliente, quando precisava de ajuda, discava o número e ficava aguardando na linha até poder ser atendido por uma pessoa. Não era raro que essa pessoa ouvisse a demanda e passasse a ligação para outra, que poderia passar para outra e assim por diante.
Todo esse tempo na linha custava dinheiro para o cliente e muitas vezes a ligação terminava sem uma solução. Hoje em dia isso pode ser diferente, também com as mensagens SMS.
Com elas, é possível ter um número que receba mensagens exclusivamente para fins de suporte a atendimento. Assim, os SMS recebidos pelos clientes vão para a plataforma de disparos e podem ser respondidas por lá.
O cliente não precisar parar tudo que está fazendo enquanto aguarda a resposta e já pode receber links com o direcionamento certo sobre os próximos passos para receber o problema. Ainda é possível automatizar algumas respostas, para que o cliente receba uma mensagem pronta com a resposta para sua dúvida, de acordo com a palavra-chave que ele enviou.
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