Quantas listas de contatos eu preciso ter?
No mundo do marketing, segmentação é tudo. Quanto mais personalizada for a mensagem, e de acordo com o perfil de quem recebe, maiores as chances de resultar em novas vendas.
Por isso, na hora de preparar suas campanhas de SMS marketing, é fundamental ter listas de contatos separadas, em vez de uma base com todos juntos.
Porém, quem está iniciando agora uma estratégia de comunicação por mensagens de texto pode ter dúvidas sobre quantas listas é preciso ter. Afinal, o quanto é preciso segmentar a base de clientes?
Primeiro que isso depende de quanto tempo você pode dispôr para sua estratégia. Cada lista de contatos irá pedir uma mensagem diferente. Se for para mandar o mesmo conteúdo, não adianta segmentar.
Então se você tem bastante tempo, segmente mais. Se você tem pouco tempo, nós recomendamos que você tenha umas quatro listas:
Uma lista com todos os seus clientes; Uma lista com seus clientes mais antigos ou mais rentáveis; Uma lista com possíveis clientes (leads); Uma lista com seus funcionários e parceiros.
O que muda nas mensagens
Como já mencionamos, o conteúdo deve ser diferente para cada lista, pensado no que aquelas pessoas gostariam de receber.
Para os seus clientes, envie promoções, lançamentos, avisos sobre mudanças de horário ou endereço, cupons de desconto, etc. Também mande os links para materiais que você cria, como e-books, podcasts e vídeos.
Para aqueles que compram de você há mais tempo ou são clientes que geram mais lucro, a comunicação deve ser diferente. Convide para eventos exclusivos, avise antes sobre lançamentos, envie cupons de desconto melhores.
As mensagens para seus leads devem ser com foco em vendas. Fale sobre os benefícios do seu produto ou serviço, dê descontos, ofereça boas condições de pagamento e mostre depoimentos de clientes satisfeitos.
O último grupo, de funcionários e parceiros, deve receber avisos sobre mudanças de horários ou endereço, avisos de férias, mensagens de aniversário e em datas comemorativas.
Segmente de forma inteligente
Para que a separação dos contatos em listas seja efetiva, é preciso que eles tenham alguma coisa em comum. Hoje em dia é possível ter informações cada vez mais precisas sobre o público, facilitando essa segmentação.
Se você atua com restaurantes, pode fazer listas de contatos de pessoas com alguma intolerância alimentar, de vegetarianos, de clientes que vão ao seu restaurante mais ou menos vezes, etc.
No caso de uma loja de roupas, a segmentação pode ser por idade, gênero, tamanho e até com base no quanto os clientes gastam em cada compra.
Já para quem vende serviços a segmentação pode ocorrer pelas preferências de cada cliente, pelos hábitos e também pelo valor que a pessoa investe nos serviços.
Comece suas campanhas
Agora que você já tem listas segmentadas de clientes na sua base, é hora de importar elas para a Facilita Móvel e começar as suas campanhas.
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