As lições da personagem Maria da Paz sobre empreendedorismo
A novela da Globo de horário nobre, A Dona do Pedaço, já está chegando em sua fase final. Porém, um legado que a trama deixou foram as lições de empreendedorismo, deixadas pela protagonista Maria da Paz, interpretada pela atriz Juliana Paes.
Ao longo da história, a personagem passou por altos e baixos ao fundar a sua própria fábrica de bolos. Maria começou vendendo bolos sozinha no interior e foi crescendo até criar uma franquia dos chamados "Bolos da Paz".
Saber a importância de começar pequeno
Nos primeiros episódios, Maria da Paz vendia bolos em sua cidade natal, para conhecidos. Ela usava as receitas da família e fazia tudo em sua casa. Não tinha uma marca e focava em fazer os bolos com a melhor qualidade possível.
Para mostrar seu trabalho, ela dava bolos para outras pessoas de presente e ia aos poucos se estabelecendo naquele mercado, sem grandes pretensões.
Ter mais racionalidade nas relações
Maria da Paz contava com vários amigos, parceiros e até familiares em seu negócio. Porém, não deixou o seu afeto colocar a fábrica em risco.
Desde que o negócio cresceu ela contou com apoio jurídico para garantir a segurança do seu negócio ao tentar ajudar quem amava. Fez o que pode para ajudar inclusiva sua filha, mas procurou proteger a fábrica também, até por ter relações boas e afetuosas com seus funcionários.
Não desistir quando achar que fracassou
Em determinado momento da novela, a personagem perde a sua própria fábrica. Com o seu nome e estrutura sendo usados por outra pessoa, ela decide começar do zero.
Cria outros produtos, um outro nome, consegue uma nova equipe e começa de novo, dessa vez muito mais experiente e com mais certezas.
Ela mostra que não teve medo de vender bolos na rua de novo após ser uma empresária de sucesso e pode contar com a ajuda de quem realmente queria que a iniciativa desse certo.
Começar de novo é algo normal e faz parte da trajetória de muitos empreendedores de sucesso. Perca o medo de abrir um novo negócio ou ir por um outro caminho, você sempre levará consigo toda a experiência que conseguiu na jornada anterior.
Conquistar a equipe interna primeiro
Maria da Paz sempre teve uma relação próxima com seus colaboradores, indo até a fábrica, dando dicas, sabendo como cada um está. Isso foi importante para que eles dessem o melhor de si e sempre defendessem a empresa quando preciso.
Ela sempre se mostrou ao lado deles e preocupada com o bem-estar de quem trabalhava na fábrica, o que não era a prioridade da outra personagem que assumiu a empresa depois.
Para ter uma equipe de colaboradores que seja fã da sua marca, a comunicação é essencial. Para ganhar tempo no dia a dia, o ideal é usar ferramentas que agilizem o contato com a equipe sem tornar o relacionamento impessoal.
Com as mensagens SMS, por exemplo, é possível mandar feliz aniversário a cada um dos colaboradores, avisar sobre mudanças na empresa, parabenizar os funcionários em etapas importantes da vida e também no cumprimento de metas.