Como segmentar sua lista de contatos
As mensagens SMS são uma ótima forma de comunicação com seu cliente. Elas são baratas, são entregues em todos os tipos de celular e garantem uma taxa de 98% de abertura. Porém, por mais que elas sejam eficazes, usar mal esse tipo de estratégia prejudica os resultados e não proporciona uma boa experiência para os clientes.
Uma das coisas que mais faz o envio de SMS marketing não dar tão certo é a falta de segmentação da lista de contatos. Quando isso acontece, o conteúdo da mensagem não é exatamente interessante para todos.
Digamos que você crie uma campanha anunciando sua nova linha de maquiagens. Se na lista tiver contatos de homens, por exemplo, ela não será tão bem sucedida.
Mandar SMS para as pessoas erradas faz você perder seus créditos na plataforma de envios e ser lembrado pelos clientes por motivos não são tão bons assim. Confira abaixo algumas dicas para começar a criar grupos de pessoas e enviar campanhas mais assertivas:
Grupos por gênero e idade
Por mais que atualmente não se possa dizer que mulheres gostam mais de uma coisa e homens de outra (afinal tudo está mais inclusivo) você pode separar seus contatos assim, em alguns casos. Se você trabalha com cosméticos ou estética, por exemplo, há produtos e serviços para cada gênero.
Na questão idade, você pode separar jovens adultos de pessoas mais maduras. Isso é muito útil para livrarias, por exemplo, que lidam com gostos e hábitos de leitura diferentes para cada idade. Roupas e acessórios também são coisas que pessoas jovens e mais velhas irão lidar de forma diversa, com gostos diferentes.
Grupos por localização
Você tem franquias espalhadas pelo seu Estado ou pelo país? É uma boa sugestão separar os seus contatos de acordo com o local. Assim você oferece os produtos que estão disponíveis onde o destinatário da mensagem está.
Fazendo isso, você ainda consegue criar um tipo de campanha para cada região. Abuse das gírias locais, por exemplo, para o cliente se sentir mais próximo da sua marca. Também faça um gancho com o próprio clima do lugar e os eventos importantes da região para oferecer seus produtos e serviços.
Grupos por hábitos de compra
Se você tem um software que controla os hábitos de compra dos clientes, como um CRM, você consegue fazer campanhas de SMS muito melhores. Saiba quais pessoas compram mais ou menos e quais são os seus produtos favoritos.
Assim você consegue oferecer livros para quem lê mais, serviços de beleza para os mais vaidosos, produtos eletrônicos para os amantes de tecnologia e roupas e acessórios para os fashionistas. Fazendo isso, nenhum crédito de SMS será desperdiçado!
Agora está na hora de colocar tudo isso em prática! Crie sua conta teste na Facilita Móvel e comece a criar seus grupos de contatos. Você pode fazer isso manualmente ou usando planilhas que você já tenha em seu computador com os contatos.
No teste gratuito, você ganha 15 envios de SMS sem custo e um mês de acesso ilimitado ao sistema. Você poderá conferir relatórios, receber as respostas em sua caixa de e-mails e ainda contar com o suporte de nossa equipe.