A importância de uma comunicação estratégica
Dados do PMI (Project Management Institute Brasil) apontam que a falta de comunicação é um dos principais obstáculos que impedem os projetos corporativos de serem realizados com pleno êxito ou até mesmo fracassem. Também é um fator impeditivo de negócios. Este icônico estudo foi realizado com 300 empresas de grande porte e apresentado ao mercado em 2010, há sete anos.
De lá pra cá as coisas não mudaram muito e o problema de comunicação nas organizações ainda é um desafio a ser vencido. No guia PMBOK deste ano, na edição de número 6, a comunicação continua em pauta.
Nota-se então, claramente, que uma coisa é o que procuramos comunicar e outra coisa é o que o interlocutor compreende. Se pessoas funcionam assim, inevitavelmente organizações também, afinal organizações são pessoas.
O problema é de toque tão sensível que existem prestadores de serviço que se dedicam a implementar nas empresas o conceito de comunicação estratégica.
Afinal o que é a comunicação estratégica? Para uma boa compreensão do assunto, temos de entender alguns conceitos fundamentais sobre a comunicação numa organização.
Fundamentos da Comunicação Estratégica
Validação
Toda comunicação prevê um emissor e um receptor e com tantos recursos disponíveis para nos comunicarmos bem, o que falta para que esta comunicação aconteça de forma que o emissor e receptor tenham a mesma interpretação da mensagem?
A resposta é: Validação.
Tenha em mente que ao emitir qualquer mensagem para alguém e não validar a compreensão que seu receptor teve de sua mensagem, estará outorgando a este a responsabilidade pela sua interpretação, qualquer que seja sua leitura da mensagem.
Ao não validar uma comunicação, é esta a porta que abrimos ao receptor e sua interpretação poderá ser qualquer uma, afinal não foi validada.
Esta falta de validação acontece em todas as formas como nos comunicarmos, desde a escrita até a falada. Desde a comunicação à distância até a comunicação pessoal. Quando ministramos um Treinamento in Company, estamos num momento de proximidade máxima com nossos interlocutores, afinal estamos no mesmo ambiente.
Mesmo nesta situação percebemos bem essa dificuldade e em vários momentos somos forçados a interromper o discurso e dedicar alguns minutos à validação do que está sendo compreendido de nossa comunicação. Validar é um fundamento da comunicação estratégica.
O primeiro fundamento que encontramos, então é a validação.
Comunicar o que é Essencial
Por outro lado, esta ação de validação pode gerar um dispêndio de tempo extra para as organizações, o que é um problema num mundo onde a produtividade é importante. Em resumo, não se pode ficar validando tudo, seria um desgaste e uma perda de tempo enorme. Como então resolver este problema?
Comunicando, prioritariamente, o que é essencial para a equipe de forma que o projeto, a ação, o trabalho aconteça em sua plena realização. Entre organizações, comunicando o que é essencial para o seu cliente numa tomada de decisão de negócios, a solução de um problema, a oferta de um produto diferencial, uma promoção que possa interessá-lo, etc.
O essencial é o "sine qua non", é o alicerce para que algo aconteça plenamente. Verá que ao adotar este hábito sua comunicação ficará muito mais veloz, para um número maior de pessoas ou empresas e, ao invés de perda de tempo com validações do que não é essencial, terá um ganho de tempo, pois dedicará a ação de validação somente para o que é essencial, para o que é importante que seja compreendido.
Chegamos então a um fundamento da comunicação estratégica que é: Comunicar o que é essencial. Somente adquirindo o hábito de utilizar estes dois pilares da comunicação estratégica, verá que terá muitos menos problemas de comunicação entre pessoas e entre empresas.
Comunicar o que é essencial e validar sua Comunicação. Dois fatores importantes da comunicação estratégica. Claro que não somos robôs e o relacionar-se com outros seres humanos prevê algo mais ameno, mais leve do que uma comunicação quase robótica como a que mostramos acima.
Porém, nada nos impede de termos uma comunicação estratégica e agradável com pessoas e empresas, e ainda falar de amenidades, outros temas a que sejamos sensíveis e estreitar nossos relacionamentos. Basta saber construir a comunicação e priorizar o que é essencial. Uma comunicação estratégica cabe muito bem em nosso convívio e ainda por cima o facilita, tornando-o menos atritivo, evitando desgastes e perdas de tempo.
Usar os melhores recursos e meios
Se alguma vez você realizou um curso de liderança ou assistiu a uma palestra de liderança, viu que uma das características importantes dos líderes é a conexão com o seu próprio tempo. Conexão não passa de comunicação. Podemos resumir sob dois espectros: um é o uso dos melhores recursos disponíveis da forma mais inteligente e o outro a habilidade da comunicação eficaz, que seja compreendida pelos seus interlocutores.
Ora, vivemos num tempo onde a tecnologia da comunicação nos proporcionou uma conectividade que jamais experimentamos em nossa história, entre:
Temos todos os recursos tecnológicos à nossa disposição que possibilitam uma comunicação perfeita, mas falhamos ao utilizá-los e a razão, geralmente, é que não utilizamos a comunicação estratégica como um hábito de relacionamento e de negócios.
Quando se gerencia grandes equipes, o uso da comunicação estratégica é imprescindível. Não há como um gestor de uma grande equipe validar a orientação corporativa para todos os colaboradores sem o uso da tecnologia.
Sob este aspecto o uso de mensagens SMS é um grande salto para a comunicação de grupo. Permite comunicarmos o que é essencial, com textos curtos e objetivos a um grande grupo e ainda validarmos a comunicação rapidamente, focando somente nos elementos do grupo que ainda demonstram alguma dificuldade de compreensão e que, talvez requeiram uma comunicação mais próxima. Como instrumento de marketing, é um poderoso veículo de comunicação do que é essencial para os clientes e demais stake-holders.
Perceberá que sua comunicação com os clientes, fora as amenidades que todo relacionamento comercial naturalmente produz, é uma busca constante pelo que é essencial. Para sua organização o essencial é proporcionar bons negócios para os seus clientes e para os clientes o essencial, também é realizar boas compras.
A comunicação estratégica não é somente uma forma de pessoas se comunicarem melhor, mas também, organizações se comunicarem melhor, com mais resultados e menor desgaste, como perdas de tempo. Um recurso simples como o SMS e uma boa estratégia de comunicação podem ser um poderoso instrumento de marketing à disposição de pessoas e organizações, basta saber como utilizá-los.
Comunicação, sempre é estratégica, basta aprender como realizá-la e utilizar os recursos disponíveis com inteligência e eficácia.
Conteúdo produzido pela Trainer BR.